“(…)O sonho é ver as formas invisíveis
Da distância imprecisa, e, com sensíveis
Movimentos da esperança e da vontade,
Buscar na linha fria do horizonte
A árvore, a praia, a flor, a ave, a fonte —
Os beijos merecidos da Verdade(…)”
Fernando Pessoa, Mensagem
Por despacho datado de 27/09/2024, o Conselho de Ministros atribuiu o estatuto de Utilidade Pública à Associação Setúbal Voz (ASV).
Ainda nos mês de Setembro, a ASV tinha sido galardoada com a medalha de honra da cidade de Setúbal e anteriormente já tinha recebido o Alto Patrocínio do Presidente da República e da Assembleia da República.
Meus queridos amigos da ASV: ainda estou a escrever “a quente”, uma vez que acabei mesmo agora de ter conhecimento desta magnífica notícia.
Quando uma instituição é considerada de utilidade pública, irá receber um conjunto de benefícios e vantagens que podem incluir a possibilidade de isenção ou redução de impostos.
Por outro lado, tal distinção pode facilitar o acesso a recursos públicos, nomeadamente subvenções, doacções, ou convénios com órgãos governamentais para desenvolver os seus projectos e iniciativas.
A ASV irá gozar de uma maior credibilidade e prestígio; o título de utilidade pública pode contribuir para atrair doacções de empresas privadas, organizações internacionais e até mesmo de indivíduos, já que se verifica uma maior confiança no trabalho que realiza.
Em determinados casos, a ASV pode beneficiar de descontos ou isenção em tarifas de serviços públicos, tais como energia eléctrica, água e telecomunicações.
Ainda não temos sede para usufruirmos desses benefícios directos, mas estou convicto que é meramente uma questão de tempo.
Existe também a possibilidade da ASV ter um acesso facilitado a espaços e bens públicos para a realização das suas actividades.
As parcerias podem ocorrer de uma forma mais célere, uma vez que o reconhecimento oficial de utilidade pública, constitui condição facilitadora para a celebração de parcerias com outras instituições públicas e privadas, possibilitando tipos de colaboração mais frequentes e de maior alcance.
Em alguns casos, a ASV poderá ficar isenta de taxas administrativas em processos de licitação, o que facilita a participação em projectos financiados pelo governo.
Todos estes benefícios conjugados, contribuem decisivamente para que a ASV possa cumprir sua missão social de uma forma mais eficiente, enquanto incentivam a continuidade e ampliação das suas actividades em prol do bem comum.
Sou um fundador da ASV. Essa característica não me torna nem mais, nem menos importante que os restantes membros.
Somos todos parte de um todo que se entrecruza e se completa.
A satisfação indescritível e o imenso júbilo são idênticos para e em todos nós.
No meu caso concreto, contribuí para o seu nascimento.
Em 2016, um grupo de amigos, reunidos num café na Reboreda, decidiram, de uma forma extremamente emotiva, mas resoluta, fundar o Coro Setúbal Voz, a primeira instituição a ser criada pertencente à Associação Setúbal Voz.
Tal como sucede com o Vitória Futebol Clube, a Associação Setúbal Voz faz intrinsecamente parte de mim próprio, da minha essência, como Homem.
O facto da Associação Setúbal Voz lhe ter sido atribuída o estatuto de Utilidade Pública, constitui, mais uma vez, para todos nós, uma imensa, incomensurável sensação de alegria, uma grande honra, um enorme desafio e uma tremenda responsabilidade.
O pessoal está ao rubro. Telefonemas e mais telefonemas; Facebook inundado de mensagens emotivas.
Nestas alturas lembramo-nos dos amigos; todos aqueles que nos ajudaram, seja em que circunstância for e que estiveram sempre do nosso lado: A Câmara Municipal de Setúbal, a União de Freguesias de Setúbal, a Junta de Freguesia de S. Sebastião, os Bombeiros Voluntários de Setúbal e o Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, local onde estivemos recentemente a actuar.
Somos todos responsáveis por esta distinção. Contudo, não poderia deixar de mencionar o grande timoneiro: o maestro Jorge Salgueiro.
Jorge Salgueiro é um homem muito inteligente, com uma sensibilidade pessoal e musical evidente.
Através do seu exemplo de trabalho, talento, dedicação e competência que vai muito para além da música, consegue induzir os cantores e músicos, a que apreendam, interiorizem e executem os principais conceitos estruturantes, para que o nosso desempenho técnico e artístico seja ainda mais bem conseguido.
A sua capacidade de sonhar será sempre inspiradora. Jorge Salgueiro faz-nos procurar a música que temos dentro de nós, unindo as vozes, os corações e os afectos.
Setúbal saiu mais uma vez valorizada e prestigiada com esta magnífica distinção à Associação Setúbal Voz.