Ontem, dia 15 de Setembro, dia de Bocage, a Associação Setúbal Voz (ASV) foi galardoada com a atribuição da Medalha de Honra da Cidade de Setúbal.
A ASV é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura/Direcção-Geral da Artes para o biénio 2023/4. Tem como parceiro estratégico o Município de Setúbal e conta com o apoio da Antena 2, Fundação Inatel, Junta de Freguesia de S. Sebastião e União de Freguesias de Setúbal.
Este projecto conta também com o Alto Patrocínio do Presidente da República e da Assembleia da República, Mecenato da Setulgeste, Secil e Warmfield.
A ASV inclui o Coro Setúbal Voz, o Ateliê de Ópera de Setúbal e a Companhia de Ópera de Setúbal.
Esta distinção, muito justa e oportunamente concedida pela Câmara Municipal de Setúbal, constitui o inequívoco reconhecimento de um percurso artístico de muita qualidade que a ASV tem vindo a efectuar, desde que foi criada, em 2016.
Neste biénio 2023/2024, a ASV já realizou mais de cem actividades, o que vem comprovar ulteriormente o seu dinamismo artístico e social.
São dois anos marcados pela TETRALOGIA OPERÁTICA SOBRE QUATRO CONSTITUIÇÕES PORTUGUESAS, quatro criações com música de Eurico Carrapatoso, António Victorino d’Almeida, Vítor Rua e Jorge Salgueiro.
A ASV procura formar públicos com actividades como a Temporada de Recitais, Ópera no meu Bairro e Ópera para Bebés, estimulando jovens cantores através do Concurso Setúbal Voz para Jovens Cantores de Ópera e do Ateliê de Musicais.
Actuou em mais de quinze salas de espectáculo em Portugal e internacionalmente: Théâtre du Beauvaisis – scène nationale, Beauvais (França) e FITUR-Madrid (Espanha).
Em Novembro de 2024 a ASV irá estrear a quarta ópera desta Tetralogia Constitucional, “2030, A NOVA ORDEM”.
Para quem, como alguns de nós que vimos nascer esta Associação, através da formação do Coro Setúbal Voz, em Janeiro de 2016, com os trinta e um membros fundadores, não podemos deixar de evidenciar uma forte sensação de emoção e júbilo pelo caminho que vamos construindo.
Júbilo acrescido pela progressiva chegada de gente nova que vai povoando e preenchendo os nossos espaços artísticos e emocionais, contribuindo decisivamente para o engrandecimento desta nossa Associação.
Somos presença assídua na Casa-Mãe, o Fórum Luísa Todi. Diversos projectos, sempre acarinhados pelo público setubalense que nunca nos regateou aplausos e apoio.
Somos também cabeça de cartaz nos Festivais de Canto Lírico em Guimarães.
Em todos estas ocasiões, uma sensação de exultação indescritível. Individual, mas, sobretudo, colectiva.
O facto da Associação Setúbal Voz ter sido galardoada pela nossa cidade que também ostenta, no meio, o seu nome, através da atribuição desta medalha, constitui para todos nós uma grande honra, um enorme desafio e uma tremenda responsabilidade.
Estamos todos aqui, sempre presentes, unidos pela música e pelo afecto, em torno do maestro Jorge Salgueiro; do seu imenso talento e da sua enorme capacidade de sonhar.
Pela sua emotiva mão, a Associação Setúbal Voz trilha caminhos completamente diferentes, evidenciando uma ousadia artística consistente, reveladora e precursora de novas experiências.
Um novo paradigma e uma nova aproximação do público à música erudita contemporânea. O sonho de fazer Arte.
Dia 27 de Setembro estaremos em Lisboa, na Fundação Oriente, com um concerto sob a temática “Timor e as canções da Liberdade”.
Através da própria intervenção artística, a Associação Setúbal Voz ajuda a criar uma massa critica de pessoas com cultura e referências, informada das correntes artísticas e capaz de analisar e actualizar toda a actividade na sociedade, de natureza estética e artística, em sentido estrito.
Em sentido mais lato, essa intervenção altera a própria visão de nós próprios, da vida e do mundo, incidindo sobre o espaço público, a actividade política, as artes, e por consequência, a percepção e consequente exigência de uma população que tenha possibilidade de aceder à Arte.
A Arte em geral e a Música em particular são o adorno da inteligência e da sensibilidade; assim que a mente se abre a novas experiências, dificilmente volta à forma original. Inculca a semente do espírito crítico, essencial para a evolução das sociedades.
Muitos Parabéns à Associação Setúbal Voz pela atribuição da Medalha de Honra da Cidade de Setúbal.