PENSAR SETÚBAL: 1º Festival de Canto Lírico de Setúbal

PENSAR SETÚBAL: 1º Festival de Canto Lírico de Setúbal

PENSAR SETÚBAL: 1º Festival de Canto Lírico de Setúbal

, Professor
4 Dezembro 2023, Segunda-feira
Professor

Setúbal irá receber a 1.ª edição do Festival de Canto Lírico que irá decorrer entre os dias 9 a 20 de Janeiro de 2024.

Com efeito, na última reunião pública da Câmara Municipal de Setúbal foi aprovado o apoio financeiro para a Associação Setúbal Voz que irá organizar o certame em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.

- PUB -

A apresentação publica do evento decorreu na Galeria de Arte na Av. Luísa Todi, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins e do vereador da Cultura, Pedro Pina.

O referido evento, de homenagem a Luísa Todi no âmbito das celebrações do seu nascimento — 9 de Janeiro de 1753 — será extremamente importante para Setúbal, desempenhando um papel vital na democratização cultural e no acesso à cultura.

Desde a fundação da Associação Setúbal Voz, em 2016 e principalmente desde que o maestro Jorge Salgueiro assumiu as funções de director artístico que se tem procurado um novo paradigma, tendo subjacente algumas matrizes conceptuais e operativas, nomeadamente a consolidação do Coro Setúbal Voz, a sua estrutura-base.

- PUB -

Por outro lado, foram criados o Ateliê de Ópera de Setúbal e posteriormente a Companhia de Ópera de Setúbal.

Com esta primeira edição do Festival de Canto Lírico,  a Associação Setúbal Voz (ASV) consolida-se como o pólo de referência da prática vocal erudita na cidade, bem como nas áreas envolventes, contribuindo para dotar a cidade de Setúbal de recursos humanos de forma a contribuir para o seu prestígio e desenvolvimento na área cultural e turística, promovendo as referências históricas e identitárias da cidade que se encontram intimamente ligadas ao canto lírico e à poesia, nomeadamente os nossos Luísa Todi e Bocage.

A efectivação do referido Festival, propicia o desenvolvimento de um projecto com identidade própria e de referência nacional, divulgando desta forma o nome da Cidade de Setúbal no país e no estrangeiro, aliando-o a uma imagem de inovação e excelência, bem como dotar a cidade de Setúbal de uma nova centralidade artística, em contexto de contemporaneidade, com reflexos no turismo, quer no que toca quer à criação de novos espectáculos de ópera e música coral, quer em acolher e patrocinar artistas estrangeiros de visita à cidade.

- PUB -

O Festival de Canto Lírico de Setúbal pode incentivar a estreia de novas criações musicais e artísticas portuguesas, no sentido de enriquecer o nosso património cultural e contribuir para a criação de riqueza nacional, colaborando com grandes criadores nacionais de várias áreas artísticas.

Através da própria intervenção artística, a ASV ajuda a criar uma massa critica com cultura e referências, informada das correntes artísticas e capaz de analisar e actualizar toda a actividade na sociedade, de natureza estética e artística.

A visão sobre o espaço público, a actividade política, a arquitectura, as artes, a própria visão da vida e do mundo, altera decisivamente a percepção e consequente exigência de uma população que tenha possibilidade de aceder à Arte.

O canto lírico remonta ao século XVII, tendo tido origem nella Bella Italia, procurando recriar a antiga tragédia grega com o poder da voz e da interpretação vocal, tendo sido um estilo musical que se manteve até à actualidade e que é muito apreciado em todo o mundo.

Esta parceria entre a Associação Setúbal Voz e a Câmara Municipal de Setúbal contribui decisivamente para impulsionar e promover o crescimento artístico de Setúbal.

Reconhecer e valorizar a rica herança cultural de Setúbal, mantendo viva a memória de uma figura histórica relevante tal como Luísa Todi, preserva o património local e promove o orgulho na identidade cultural da cidade.

Esta notícia da realização da primeira edição do Festival de Canto Lírico de Setúbal, constitui para nós, membros da Associação Setúbal Voz, um forte motivo de orgulho, satisfação e regozijo, uma vez que é o corolário de um trabalho digno, articulado e de muita qualidade que se tem vindo a fazer.

Quando se afirma que Setúbal padece de uma menoridade cultural, dada a sua proximidade com Lisboa, este Festival irá certamente contribuir para esbater atavismos, contrariar estigmas e preconceitos, direccionando a nossa cidade e Concelho no universo da música erudita.

Muitos parabéns Câmara Municipal de Setúbal e Associação Setúbal Voz.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

, Deputada da IL
20/01/2025
- PUB -
- PUB -