Os novos senhores da guerra

Os novos senhores da guerra

Os novos senhores da guerra

, Ex-bancário, Corroios
4 Fevereiro 2025, Terça-feira
Francisco Ramalho

Aos que restam da geração que fez a guerra colonial e que parte dela, participou, e toda ou quase toda, apoiou o 25 de Abril, alguma vez lhe passou pela cabeça estar na perspetiva de uma nova guerra em Portugal e na restante Europa?
Infeliz e tristemente, não é isso que está a acontecer? Não vemos o secretário-geral da NATO e toda a camarilha que dirige a União Europeia, desde os ditos socialistas onde se inclui António Costa (de quem já aqui disse da minha grande desilusão) a clamarem por mais dinheiro para a Defesa? Que é como quem diz, para armamento, para a guerra?
Não é revoltante quando esses mesmos “socialistas” e a direita, sobretudo o PSD e o CDS, os que têm formado governo, deixaram chegar, por exemplo, o Serviço Nacional de Saúde em que a mesma está plenamente assegurada apenas para os que têm posses para a garantir nos privados e os outros, a grande maioria, a esperar horas e horas nas urgências ou por uma simples consulta, semanas ou meses? E agora, mesmo assim e perante outras situações também criticas como no Ensino ou na habitação, terem o desplante de nos virem pedir mais dinheiro para a guerra?
É verdade que o novo “imperador” da América quer mesmo 5% (do PIB). E estes mainatos, em vez de lhe fazerem um manguito, prometem efetivamente mais. Montenegro disse que para já, chegaremos aos 2% antes do que estava previsto
E tudo isto, baseado em quê? Lembram-se do argumento que esteve na origem da invasão e destruição do Iraque? As famosas armas de destruição massiva que Sadam Hussein possuía mas que sabiam não existirem! Era outra monumental mentira! Queriam era colocar lá um governo obediente para ficarem com as suas imensas reservas de petróleo ao preço da uva mijona. Agora o argumento não voltou a ser o perigo, o papão, comunista, mas sim outra vez a Rússia. Embora tão capitalista ou mais, como aqui. A Rússia e Putin. Que, dizem, tem tendências expansionistas. Que pode vir por aí abaixo até aqui ao Cabo da Roca submetendo-nos a todos.
A NATO não é expansionista! Aliás, nunca foi prometido que o fosse! O seu aliado na Ucrânia nunca teve culpa nenhuma na atual guerra! Sempre concordou com as aspirações de autodeterminação da população russófona do Donbass! Nunca a submeteu e agrediu! (15 mil mortos antes da intervenção russa). E sempre foi um democrata dos quatro costados que nunca ilegalizou partido nenhum (todos, com exceção do dele e de outro da extrema direita) e nunca tolerou neonazis inclusive nas forças armadas! Lembram-se do Batalhão Azov? E não só!
E são estes democratas, estes novos senhores da guerra, com homens de mão deste jaez, que fazem vista grossa à chacina do povo palestino em Gaza e agora na Cisjordânia que nos vêm pedir mais dinheiro para a guerra, porque “a Rússia é uma ameaça”. Quando com ela como com todo mundo, deve haver é paz e cooperação e não efetivamente o desejo deles, sobretudo dos seus patronos, os (EUA), tentarem a hegemonia sobre aquele grande país. Como a outros que lhes interessa.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

, Deputada da IL
31/01/2025
- PUB -
- PUB -