O papel do Enfermeiro Navigator no acompanhamento ao doente oncológico

O papel do Enfermeiro Navigator no acompanhamento ao doente oncológico

O papel do Enfermeiro Navigator no acompanhamento ao doente oncológico

, Enfermeira - Consulta Externa e Hospital de Dia no Hospital da Luz Setúbal
5 Setembro 2024, Quinta-feira

Quando alguém recebe um diagnóstico de doença oncológica, tomará decisões com implicações significativas a nível pessoal, socioeconómico, psicológico. O doente e sua família vivenciam uma situação desconhecida, consultas a ser atendidas, exames complementares de diagnóstico a serem efetuados, para que os profissionais de saúde possuam a maior e mais fidedigna informação, de modo a melhor adequar o tratamento.

Durante este período de vulnerabilidade, ter um profissional de saúde que apoie o doente e familiares no percurso da doença pode fazer a diferença no sucessso do tratamento da doença.

- PUB -

O enfermeiro pelas inerências das suas funções é o profissional de saúde que agrega em si competências de coordenação e colaboração interdisciplinar. Assim, a existência de um profissional que acompanhe o doente oncológico, acontece com naturalidade para o enfermeiro.

O Enfermeiro Navigator coordena os cuidados especializados, nas fases de diagnóstico e tratamento; gere os efeitos adversos do tratamento ou sintomas associados à doença; fornece suporte e educação aos doentes; integra e articula os cuidados com a equipa multidisciplinar do Centro de Oncologia, acompanha o doente e família, antecipando e respondendo às suas necessidades e promovendo suporte emocional ao longo de todo o percurso da doença oncológica.

 O Enfermeiro Navigator usa o seu conhecimento, experiência e competências para proporcionar um acompanhamento de proximidade, durante todo o processo de tratamento. Assim, os doentes e suas famílias, sentem-se acompanhados por um profissional de referência, com quem constroem uma relação de inter-ajuda.

- PUB -

Através desta relação, presta-se um cuidado personalizado e ajustado às necessidades individuais de cada cliente. Ao estar presente durante todo o percurso, explicar e clarificar os passos necessários e a sua importância, o Enfermeiro Navigator, desmitifica a situação diminuindo a ansiedade e resistências inerentes a todo o percurso, permitindo uma maior adesão do doente ao tratamento, aumentando as hipóteses de um desfechofavorável.

O Enfermeiro Navigator mantém um contacto presencial e/ou telefónico regular com o doente, durante os tratamentos, permitindo a vigilância regular e prevenção, bem como mitigação dos efeitos secundários. Esta proximidade pode evitar agravamentos do quadro clínico, idas ao serviço de urgência e internamentos.

Numa cidade intimamente ligada ao mar e ao rio, podemos dizer que o Enfermeiro Navigator, proporciona uma navegação segura num mar por vezes revolto, que é possuir um diagnóstico de patologia oncológica.

- PUB -

O Hospital da Luz Setúbal, promove o acompanhamento por um Enfermeiro Navigator aos doentes com patologia Oncológica Colorretal que estão a ser acompanhados em Hospital dia Oncológico.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -