12 Agosto 2024, Segunda-feira

- PUB -
O interesse público do Vitória

O interesse público do Vitória

O interesse público do Vitória

11 Setembro 2020, Sexta-feira
Nuno Carvalho

A política e o futebol estão vezes demais juntos, com relações que lançam dúvida sobre a racionalidade das decisões tomadas por políticos sobre assuntos relacionados com futebol.

Esta não é uma realidade apenas portuguesa. É uma realidade numa grande parte dos países onde o futebol tem a mesma importância que se verifica em Portugal.
Por esse motivo, o exercício de apoio a um clube por parte de entidades públicas, dirigidas por políticos, tem que merecer um critério que siga o interesse público. É este o critério que tem que estar presente em qualquer decisão por quem é titular de cargos públicos.

- PUB -

O Vitória Futebol Clube tem modalidades para lá do futebol. Representa uma região como poucas instituições conseguirão fazer. O concelho e região de Setúbal são mencionados em inúmeras ocasiões pelo país e europa fora devido ao Vitória. De uma forma e circunstância em que dificilmente qualquer outra instituição conseguiria ter sucesso.

A dimensão do Vitória estende-se ao desporto, à imagem da região de Setúbal e ao próprio carácter cultural pela forma como o clube está presente na história do último século da região.

Quanto custaria ao erário público erguer uma organização que serviria a região com as modalidades e atletas que o Vitória tem? E quanto se pagaria em publicidade para alcançar o público que o Vitória alcança, carregando a marca de Setúbal consigo?
Considerar que o Vitória consegue cumprir estes objetivos sem o sucesso desportivo que tem tido no futebol, é uma pura ilusão. O sucesso desportivo do Vitória tem servido a região de Setúbal e o seu interesse público.

- PUB -

É evidente e notório que a decisão definitiva sobre o Vitória Futebol Clube tem que ser célere e dentro de um prazo que não afete o interesse público da região.

Foi este o propósito que me levou a subscrever e apoiar o documento proposto em reunião durante a reunião da Câmara Municipal de Setúbal, no dia de 2 setembro, em que estive presente na qualidade de vereador.

E é inegável que tem que estar presente o interesse público da região na celeridade e nas considerações que conduzem à decisão final sobre Vitória. Existe mais alguma instituição da nossa região que consiga desempenhar o papel que o Vitória desempenha? É evidente que não. Por isso, há um claro interesse em que o sucesso desportivo Vitória possa continuar a servir a região.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

, Doutor em Ciências da Educação
07/08/2024
- PUB -
- PUB -