Mentalidade Cristiano Ronaldo? Áua…

Mentalidade Cristiano Ronaldo? Áua…

Mentalidade Cristiano Ronaldo? Áua…

22 Janeiro 2026, Quinta-feira

Durante a mensagem de Natal do Dr. Luís Montenegro, foi-nos incentivado a deixarmos de lado a mentalidade do “deixar  andar” e a adquirirmos uma mentalidade de superação. Posições estas que se consolidam numa mentalidade “Cristiano Ronaldo”, pela disciplina e rigor que o jogador revela. O Primeiro-Ministro prosseguiu em indicar que “as coisas não caem do céu e que é preciso coragem, resistência, capacidade de diálogo e sentido de unidade nacional”.

Tenho de dizer que todos os dias vejo Setubalenses a irem e a virem do trabalho já com esta força e resistência enunciados. Especialmente no que toca ao lidarem com um custo de vida cada vez mais elevado devido aos caprichos de alguns e ao lidarem com a descaracterização da cidade que é impulsionada ora por políticas públicas, ora por negligência autárquica, em áreas como a habitação, a nossa cultura, a segurança e o ambiente. Vejo também a resiliência dos Setubalenses que, por conta disto, são lentamente empurrados para as periferias mas que não se deixam de se orgulhar “da gente ser assim aqui da terra”.

- PUB -

E porque a disciplina e rigor são estandartes que devemos seguir tanto na nossa vida pessoal, como profissional, e porque estes nos são inspirados, incumbe ao governo e às autarquias tomarem passos no sentido de fazer um verdadeiro jus aos pelouros que assumem. A ética e integridade são também estandartes de grande peso sobre nós, especialmente quem desempenha funções administrativas, onde as ambições pessoais  não  se  podem  sobrepor ao sentido de dever para com os Setubalenses.

Por isso, que se lidere pelo exemplo: que se tomem medidas sérias para inverter a desindustrialização e que se fomente o tecido empresarial – recordo que chegámos a ter boas empresas como a Água da Bela Vista e a Entreposto Comercial SA onde produzíamos o SADO 550 – que se tomem medidas sérias para parar de poluir o nosse’ rio, que se arranjem soluções habitacionais para os Setubalenses, que se desenvolvam programas sérios para a nossa cultura material (enfatizo a actual situação do Outão e trago à vida o defunto Os Beles’) e imaterial, entre outros pontos-chave.

Só assim – tendo já a força, a coragem e a resistência em mãos – se contruibui para o sentido de coesão.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

, Deputada do PSD
21/01/2026
- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não