No ano que findou e que marcou o início de um novo ciclo autárquico, a Câmara Municipal do Seixal continuou a investir na qualidade de vida das populações e em obras e projectos fundamentais para a elevação e avanço do concelho.
O ano de 2021 marcou o culminar de um mandato pautado pelo investimento de mais de 100 milhões de euros, por parte da Câmara Municipal do Seixal, que prosseguiu a estratégia de desenvolvimento sustentável para o município do Seixal.
A Loja de Cidadão do Concelho do Seixal, as novas instalações da Universidade Sénior, o novo Jardim de Infância de Paio Pires, a continuação da requalificação de todas as escolas básicas do concelho, a Piscina Municipal de Aldeia de Paio Pires, o Centro de Treinos do Amora Futebol Clube, os vários pavilhões desportivos, o Centro Internacional de Medalha Contemporânea, a requalificação do Parque Urbano do Seixal, o Centro Municipal de Protecção Civil do Concelho do Seixal, o apoio à construção do novo Centro de Saúde de Corroios, o novo Centro Distribuidor de Água de Fernão Ferro e a renovação do sistema de águas e saneamento, o Mercado Municipal da Cruz de Pau, entre muitas outras obras, são exemplos do investimento na construção e qualificação de equipamentos, infra-estruturas e espaço público e na salvaguarda ambiental.
O combate à covid-19 continuou a marcar o ano de 2021 e representou um investimento municipal global de cerca de 4,5 milhões de euros, com a criação de três centros municipais de vacinação, a distribuição de mais de 1 milhão de máscaras à população e a disponibilização de equipamento de protecção individual, gel desinfectante e refeições aos agentes das instituições humanitárias e sociais que estiveram na linha da frente.
De realçar a forte mobilização dos trabalhadores da autarquia que deram um contributo extraordinário nas várias fases do combate, juntamente com os trabalhadores das instituições de saúde, sociais, educativas, de segurança e forças humanitárias.
Mesmo em pandemia, a forte adesão da população às iniciativas municipais de cultura, desporto e lazer realizadas pela autarquia são prova da confiança na organização municipal.
O Festival de Teatro, o Seixal World Music, o Desconcentra, com espectáculos ao ar livre, o Verão no Parque, que dinamizou o Parque Urbano do Seixal com cinema, música, actividades desportivas e mercado local, a iniciativa este Verão na Fidalga com cinema, teatro, oficinas e música, na Quinta da Fidalga, concertos de Verão em várias freguesias, eventos nas salas de espectáculos com lotação limitada, o Festival do Maio, o Festival de Street Art, o concerto com Carlão na passagem de ano, as edições dos Jogos do Seixal, da 38.ª Seixalíada ou o Agita Seixal são alguns exemplos desta dinâmica de promoção da cultura e do desporto com segurança.
Na construção de um futuro melhor para o concelho e para a população, em 2022, a Câmara Municipal do Seixal vai prosseguir o investimento público em projectos como o Centro Cultural de Amora, já adjudicado, ou o Parque Urbano de Miratejo, em construção. O Jardim de Infância da Qta. S. Nicolau, em Corroios, o Centro Náutico de Amora, o Cemitério Municipal de Fernão Ferro, o Pavilhão Desportivo Municipal Cidade de Amora ou Parque Metropolitano da Biodiversidade são mais exemplos do investimento público que está a ser promovido no município do Seixal.
Outros projectos encontram-se em preparação, tais como a conclusão da via alternativa à EN10, o Pavilhão Desportivo Municipal de Fernão Ferro, a requalificação do núcleo histórico de Arrentela ou a ampliação e requalificação da Escola Básica de Aldeia de Paio Pires. Honrando uma história de luta e progresso, o concelho do Seixal tem os olhos postos no presente e no futuro, valorizando as pessoas e as instituições e criando condições para que este território continue a ser cada vez mais atractivo para viver, trabalhar e visitar.