20 Maio 2024, Segunda-feira

- PUB -
Mais exemplos do Seixal

Mais exemplos do Seixal

Mais exemplos do Seixal

Decorreram no último fim-de-semana do passado mês, no concelho do Seixal, dois eventos e outro no estrangeiro que, qualquer um deles, só por si, merecia este espaço que me é concedido. Por uma questão de atualidade, vou sintetizar e tentar “meter o Rossio na Rua da Betesga”, sem que isso retire o merecido destaque a qualquer um.

O brilhante espetáculo “ As Canções que Abril Cantou”, integrado no 50.º Aniversário do 25 de Abril no Seixal, teve lugar no Auditório Municipal de Miratejo.

- PUB -

Além do presidente da Junta de freguesia de Corroios, Hugo Constantino, da vogal Vânia Martinho, do presidente da Casa do Povo de Corroios e representantes da URAP, o auditório encheu para apreciar o diretor artístico Mário Barradas a solo ou acompanhado pelos restantes membros de “Bastidores D`Arte Associação Cultural”, Gilda Baptista, Carla Cardoso, Vanda Rodrigues, Lúcia Barradas, Maria Antónia Saúde e Mónica Marques, interpretando inúmeras canções emblemáticas do 25 de Abril. Tais como: Cravo Vermelho ao Peito, Venham mais Cinco, Vampiros, Soneto do Trabalho, E depois do Adeus, Pedra Filosofal, Somos Livres, Tourada, Portugal Ressuscitado, Grândola Vila Morena e tantas outras.

Apoiaram o evento a Junta de Freguesia de Corroios, a Câmara Municipal do Seixal e a Casa do Povo de Corroios.

O espetáculo terminou em apoteose com todos os artistas e o público cantando Grândola Vila Morena.

- PUB -

Culminando uma brilhantíssima carreira na dança que inclui diversos prémios a nível internacional, 7 títulos de campeões nacionais nas vertentes de danças Latinas, Danças Standard e Dez danças, várias vezes vencedores da Taça de Portugal e do Circuito Nacional, o par Sérgio Lourenço e Cátia Cerqueira, no passado dia 25/11, em Malmedy, Bélgica, sagraram-se Campeões do Mundo de Dança Desportiva.

Ambos dão aulas de danças de salão no Clube Recreativo e Desportivo de Miratejo, tendo como seus alunos alguns dos melhores dançarinos nacionais, com diversos títulos nacionais e internacionais já conquistados.

Finalmente, referimos o que trouxe à freguesia de Amora, a fina flor do atletismo nacional. Cerca de 2000 atletas, muitos deles de clubes da nossa região e de todo o país. Foi a 100ª edição do Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo Masculino, o 57.º Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo Feminino e o 33.º Corta-Mato da Amora do troféu de Atletismo do Seixal.

- PUB -

Como convidados, estiveram presentes muitos campeões nacionais da modalidade. Eis alguns: Manuela Simões (a primeira campeã), Filomena Carvalho, Aniceto Simões, Carla Sacramento, Albertina Machado e Mariana Machado (mãe e filha), Carlos Lopes, Paulo Guerra, Domingos Castro, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro, Albertina Dias, Aurora Cunha, Jessica Augusto, Ezequiel Canário, Nelson Cruz.

Um exemplo do apoio ao desporto, à cultura, ao Movimento Associativo Popular (alfobre de atletas e artistas), da autarquia seixalense e juntas de freguesia do concelho.

Pelo apoio ao desporto, durante o evento, o ex presidente da CM do Seixal, Joaquim Santos, foi condecorado.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -