Lado a lado avançamos na luta

Lado a lado avançamos na luta

Lado a lado avançamos na luta

8 Março 2023, Quarta-feira
Bruno Dias

Realizou-se no passado domingo, em Palmela, a 11.ª Assembleia da Organização Regional de Setúbal do PCP. Foi uma grande realização e afirmação deste Partido. Uma Assembleia, viva, participada, ligada à vida, tal como demonstraram as cerca de meia centena de intervenções.

Ali estiveram as dificuldades, ali surgiram os problemas (não só da luta dos comunistas, mas desde logo da vida das populações e dos trabalhadores); mas também ali esteve presente o quadro de reais possibilidades de avanço e reforço deste Partido que não desiste de lutar por uma vida melhor para o Povo desta Região e deste País. Foi isso que esteve na ordem do dia: reforçar o Partido, tomar a iniciativa, intervir, lutar, avançar. Responder às novas exigências do dia-a-dia, as exigências que, como sempre, a realidade impõe.

- PUB -

Temos uma realidade no País e no mundo cujas marcas são as desigualdades e as injustiças. É esta a realidade de todos os dias, a realidade com que se confrontam os trabalhadores, os reformados e pensionistas, os jovens, outros sectores sociais, as populações.

Para estes sobram o aumento dos preços e do custo de vida, sobram baixos salários e baixas pensões, sobra a pobreza, sobra o aumento das rendas, sobram as dificuldades e os sacrifícios. Para os grupos económicos sobram os lucros e sobram as decisões políticas em função dos seus interesses e objetivos.

Somos o partido da classe operária e de todos os trabalhadores, lutamos contra quem quer cortar o salário aos trabalhadores, conduz ao empobrecimento, rouba direitos, e desregula os horários e a vida.

- PUB -

Somos o Partido da juventude, estamos ao seu lado pelo direito a estudar, pelo direito à cultura, ao desporto, ao lazer, ao trabalho com direitos, à habitação, ao direito a constituir família.

Temos muito trabalho pela frente. Trabalho árduo, intenso, mas não menos estimulante. Pois é um trabalho, uma entrega e uma luta que sabemos que é do interesse do povo, da melhoria das suas condições de vida, pelo progresso. Um trabalho que queremos levar mais longe, com mais amigos, com mais camaradas, com mais quadros. Nos locais de trabalho, nas escolas, nas empresas, nas ruas. Pelos trabalhadores, pelos utentes, pelos jovens, pelos reformados, pelas mulheres, pelos imigrantes.

Nesta semana celebramos o Dia Internacional da Mulher. Um dia para homenagear a longa, corajosa e heroica luta de gerações e gerações de mulheres deste país e do mundo, e renovar o compromisso de concretizar a igualdade na lei e na vida. Para isso sabemos que contamos com as mulheres que neste país lutam por um país mais justo. E que este sábado vão construir em Lisboa uma grande manifestação convocada pelo Movimento Democrático de Mulheres, na luta pela igualdade na vida, que é sem dúvida, o combate do nosso tempo.

- PUB -

Nesta mesma semana, a 6 de março, o PCP comemora os seus 102 anos de vida e de luta. São 102 anos de um partido indispensável e insubstituível, que se orgulha do seu percurso como partido comunista que é e vai continuar a ser.

Um Partido que conta na sua história com quase meio século de luta contra o fascismo, agindo com dedicação e empenho revolucionário, apesar das perseguições, prisões, torturas, assassinatos. O único que não capitulou, não cedeu nem renunciou à luta.

São 102 anos de luta nos quais não houve avanço ou conquista dos trabalhadores e do povo português que não tivesse a iniciativa, a luta e a intervenção dos comunistas. Assim foi, assim é e assim será.

E cá continuamos, ao fim de 102 anos, na luta de cada dia para construir um caminho no sentido do progresso, da justiça social, da democracia e do socialismo.

Porque é o capitalismo, com a sua natureza exploradora, opressora, agressiva e predadora, que é responsável pelas desigualdades crescentes e gritantes, pela opulência obscena conseguida às custas da miséria de muitos e da exploração da esmagadora maioria da população.

Porque Liberdade, Democracia e Socialismo são futuro, o futuro pelo qual vale a pena lutar. Cá continuamos a transformar o sonho em vida, como dizia o meu Camarada Álvaro Cunhal.

Aos trabalhadores, aos democratas e patriotas que olham para este Partido, para a sua história e percurso, para o seu ideal e projeto, para o seu papel na sociedade portuguesa, daqui lhes dizemos: podem contar com o PCP. Com confiança, com determinação, cá estaremos, para fazer desta terra uma terra sem amos.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -