Na entrevista ao jornal municipal de Setúbal do passado mês de Agosto, o presidente da União de Freguesias de Setúbal, Rui Canas, destacou os vários momentos da sua actividade e realçou o associativismo como uma das grandes apostas culturais ao serviço da cidade.
Entre elas, destacou a transformação da Escola Conde de Ferreira num centro de recursos pedagógicos, onde se podem desenvolver projectos especiais e inovadores, iniciativas de louvar.
O edifício foi inaugurado no dia 7 de Maio de 2022, com a presença dos presidentes da Câmara Municipal de Setúbal e da junta de freguesia, onde foi colocada a placa comemorativa na fachada do edifício com o seguinte texto: “Escola Conde de Ferreira, Centro de Recursos Educativos e Culturais. Inaugurado pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, e presidente da União de Freguesias de Setúbal, Rui Canas – 7/5/22”.
E nesse dia, e quase todos os dias, ainda fui e sou confrontado pelos antigos alunos, seus familiares e meus amigos setubalenses, lamentando a inexistência de uma informação, colocada na sala da escola, de reconhecimento pela “luta” desenvolvida pelo impulsionador da Comissão dos Antigos Alunos da Escola Primária “Conde de Ferreira”.
Enfim, é a sociedade que, por vezes, ainda temos, mas até quando?
Essa placa ficaria a perpetuar, conjuntamente com a que os alunos colocaram em 25 de Maio de 1985:
“Foi aqui que aprendemos
Assim vos
Recordaremos”
Homenagem dos Alunos
A sala da Escola Conde de Ferreira está aberta ao público e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 14 às 17 horas.
Viva Setúbal!