Em 165 anos, foram muitos os momentos únicos contados nas páginas do Setubalense, o mais antigo jornal de Portugal Continental. Evocamos o seu 165.º aniversário, num ano igualmente extraordinário em Portugal e no Mundo, um ano que nos trouxe desafios e constrangimentos nunca antes vividos.
A pandemia de covid-19 veio alterar os nossos hábitos e comportamentos, trouxe consigo uma crise sanitária, mas igualmente uma crise socioeconómica que é transversal a todos os sectores da sociedade.
Também para os órgãos de comunicação social regional que, ao longo dos anos, têm resistido às dificuldades inerentes a um mundo cada vez mais tecnológico, a pandemia é mais um obstáculo, que é preciso ultrapassar para continuar no caminho da defesa da liberdade de informação e de expressão.
Esta nobre função de informar assume uma relevância adicional nesta época pandémica e de distanciamento social. Hoje, mais que nunca, os órgãos de comunicação social são essenciais para informar com rigor, isenção e imparcialidade, assumindo um papel de esclarecimento e de grande proximidade junto da opinião pública.
Ao longo de 165 anos, O Setubalense tem sido uma das vozes da região, contribuindo decididamente para a construção da cidadania e da democracia locais. Nas suas páginas, têm sido contadas as histórias e os factos da nossa região, da nossa comunidade, do nosso concelho do Montijo.
Neste aniversário do Setubalense é, por isso, com satisfação que realçamos a sua longevidade e agradecemos o seu trabalho diário em prol da liberdade e da democracia. Ao Setubalense, à sua direção, trabalhadores e colaboradores, deixamos uma palavra de estímulo e votos de sucesso para o futuro.