23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Futebol para Todos

Futebol para Todos

Futebol para Todos

A Federação Portuguesa de Futebol comemora os seus 110 anos de existência, sob o lema “Futebol para Todos”. A FPF é hoje muito mais do que uma organização a quem compete organizar quadros competitivos, formar agentes desportivos, nomear árbitros e organizar as seleções nacionais. Além disso, tem atualmente uma forte responsabilidade social que se fez notar, por exemplo, no apoio ao combate aos incêndios e na luta contra a pandemia de COVID-19.

O atual presidente da FPF, Dr. Fernando Gomes, cujo fim de mandato se aproxima, vai deixar o cargo com uma marca de elevada qualidade, consubstanciada em diversas ações de enorme valor, tais como a edificação da cidade do futebol, a criação do Canal 11, o desenvolvimento do futebol feminino com a marca acrescida da primeira participação num Campeonato do Mundo, a constituição da Unidade de Saúde e Performance, a criação da Portugal Football School, o sucesso da Liga 3 e da Liga Revelação, o investimento no VAR, bem como o aumento do número de praticantes e a coorganização do Mundial 2030.

- PUB -

No futuro a FPF espera aumentar ainda mais o número de praticantes, o que se saúda, estando neste momento a desenvolver o Projeto “Walking Football” para pessoas com mais de 50 anos com o objetivo de promover a saúde física e mental de todos.

Naturalmente, o momento é de felicitações para a FPF, mas não podemos deixar de realçar que o aumento de praticantes, que acontece igualmente a nível distrital, vai provocar uma maior necessidade de recursos materiais e humanos. Mais jovens a praticar futebol implicará, sem perder a qualidade dos serviços prestados, uma maior a exigência de infraestruturas para treinos e jogos, mais árbitros, mais treinadores e mais dirigentes.

Perante este quadro, o apoio das autarquias, do poder central e do tecido empresarial, será fundamental para a prossecução de um “Futebol para Todos”.

- PUB -

A terminar, dar nota que a FPF irá organizar amanhã mais um “Football Talks+Extra Time” e que uma das sessões de trabalho será vocacionada para o desporto na escola, apresentando-se uma proposta de qualificação específica de professores que enquadram equipas no desporto escolar.

Importa recordar que esta medida foi apresentada em tempo oportuno no programa “101 Vontades, Um Projeto”, aquando da minha candidatura à presidência da Associação de Futebol de Setúbal. É, pois, com natural orgulho que vejo, juntamente com a equipa que me acompanhou, o reconhecimento da validade das nossas propostas!

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -