2 Julho 2024, Terça-feira

- PUB -
Festival liberdade

Festival liberdade

Festival liberdade

, Ex-bancário, Corroios
2 Julho 2024, Terça-feira
Francisco Ramalho

Tal como O SETUBALENSE pela pena de Humberto Lameiras noticiou na sua edição de 18/06/24, realizou-se em 15/06/24 no Parque Urbano da Quinta da Marialva em Corroios, a 9.ª edição do Festival Liberdade.
Trata-se de um projeto promovido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) em parceria com o Movimento Associativo Juvenil e, esta edição, contou com a colaboração da Câmara Municipal do Seixal e da Junta de Freguesia de Corroios.
Essencial, foi também a forte, empenhada e entusiástica envolvência dos jovens. Cerca de 250, participaram na sua construção e organização de mais de meia centenas de iniciativas nas áreas da música, dança, teatro, artes visuais e desporto.
Como cabeças de cartaz, o Festival contou com os artistas T-Rex e Papillon que atuaram no palco principal, Carlos Paredes, assim como os finalistas do Canta!, Concurso Interescolar de Talentos Musicais do Concelho do Seixal, o grupo musical da Escola Secundária de Amora e o projeto Clave da Escola Secundária Manuel Cargaleiro.
Uma das finalidades do Festival que consideramos de grande importância, assim como qualquer iniciativa do género, é proporcionar espaços de debate e partilha de experiências entre os jovens e as suas estruturas associativas. Assim, sob o mote “50 anos do 25 de Abril, a Juventude e o Associativismo”, decorreu o Encontro do Movimento Associativo Juvenil da Região de Setúbal no Espaço Juventude. A abertura do encontro contou com a apresentação de um excerto da peça “Palavras de Abril”, pelo Grupo de Teatro Artes e Magia do Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho.
Esta edição coincidiu com a Festa de Encerramento do Ano Letivo, promovida anualmente pelo Município do Seixal e teve diversos espaços específicos, como, por exemplo, o Espaço Juventude onde aconteceram cerca de 12 atuações, desde o teatro, à música, à dança de diferentes estilos, performances de arte urbana, entre outras.
No Palco Paz, oito projetos musicais foram uma amostra da diversidade musical existente nos concelhos da região.
No espaço Igualdade, participaram doze jovens DJ que animaram o público com a sua criatividade.
No Espaço Desporto, diversas modalidades das mais tradicionais às mais radicais, organizadas pela Associação All aBoard, Federação das Coletividades do distrito de Setúbal, Município do Seixal e pelo Movimento Associativo Juvenil da região.
Um vasto programa essencialmente de e para os jovens, mas não só. A entrada era livre, e estima-se que tenham participado cerca de 15 mil pessoas neste grande evento que integrou as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
Apresentada pelos eleitos da CDU, a Assembleia de Freguesia de Corroios reunida em sessão ordinária em 26/06/24, aprovou uma saudação, com três abstenções do PSD, saudando todos os jovens que participaram no Festival, assim como as entidades promotoras e os trabalhadores da CM do Seixal, da JF de Corroios e da AMRS que prestaram apoio técnico e participaram na montagem e desmontagem do evento.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

, Médico
26/06/2024
- PUB -
- PUB -