Agora só voltarei aqui dia 29. Vou de férias. Ou melhor, vamos. Todos os que fazem este jornal e quem com ele colabora regularmente, como é o caso deste vosso escriba.
O SETUBALENSE, depois da próxima sexta-feira, só voltará às bancas dia 28 deste mês.
Veremos se com boas notícias. Depois deste período em que elas foram tão raras.
Vá lá! Tivemos agora duas boas. O anticiclone dos Açores que nos poupou ao tórrido calor que grassa aí por essa Europa fora e não só, e o resultado das eleições em Espanha. Claro que qualquer coisa de significativo que aconteça ali ao lado, mais ou menos, afeta-nos. O que foi o caso. A estrema direita que se espreguiça pela Europa e que ali também previam que o fizesse, felizmente, deu com os burrinhos na água, e perdeu 19 deputados. O senhor Ventura, que já lá estava para festejar, num incrível golpe de rins, disse logo aos seus apaniguados e a outros potenciais, na ótica dele, que a Espanha é a Espanha, e Portugal é Portugal!
Havia de ser bonito, se as previsões se tivessem confirmado. Ainda bem que não! Para pior já basta assim.
Ainda em relação às boas notícias, não sendo famosas as expectativas, temos de contrariá-las. O caminho faz-se caminhando. E também caminhando se fazem os bons caminhos. Embora sem grande fundamento, o acrescento, é da minha lavra.
Uma excelente notícia, seria que a guerra na Ucrânia (e as outras) acabasse. Mas se até o prestigiado realizador norte-americano Oliver Stone diz: “Quando o mundo é muito pacífico a América não ganha dinheiro”. Portanto, está tudo dito! No entanto, também sabemos que os impérios têm ascensão, apogeu e queda. Este, o da América, não será exceção. Façamos por isso. A guerra é um flagelo para os povos, um maná para quem dela beneficia.
Mas quem estiver de férias e tenha possibilidade, aproveite este tempo que por aqui, felizmente, tem andado moderado e temos por aí diversas festas. Por exemplo, aqui em Corroios, elas vão acontecer de 18 a 27 deste mês, e têm inúmeros motivos de interesse. No campo da gastronomia, da música, da cultura.
Pelo palco principal, Carlos Paredes, irão passar, por esta ordem; Os Virgem Suta, o XXXVII Festival de Folclore de Corroios, Jenifer Solidade, Sangre Ibérico, Tertúlia Coimbrã de Miratejo, Peste & Sida, Blasted Mechanism, Karetus, Xutos & Pontapés e Quinta do Bill.
Muita, variada e boa música para todos os gostos. E apenas na noite dos Xutos haverá um título de solidariedade de 7,5 euros.
O Palco Liberdade é mais destinado ao Movimento Associativo local, onde se poderá assistir a espetáculos de música de Intervenção, grupos corais, folclore, danças de salão.
Também todas as noites, quem quiser dar um pezinho de dança, poderá fazê-lo no espaço do Palco Arraial.
Sobre os comes e bebes, também haverá muito por onde escolher. Este ano até haverá um Festival de Marisco. E, mais uma vez, não faltarão as já tradicionais e apreciadas bifanas, entremeadas, couratos e caldo verde, no pavilhão do PCP.
E pronto, caros leitores e leitoras, Boas férias!