A Quinta do Conde, com 33 879 habitantes e 23 050 eleitores, é a mais jovem e a maior freguesia do concelho de Sesimbra.
O crescimento e desenvolvimento desta localidade situada no coração da Península de Setúbal conferiram-lhe, em 1995, o estatuto de Vila, transformando-a no centro aglutinador da região, tanto no setor comercial como na prestação de serviços.
A proximidade à cidade de Lisboa, bem como à capital de distrito, Setúbal, e à Autoeuropa, centros de emprego por excelência, conferem à freguesia de Quinta do Conde uma significativa atratividade. Porém, a evolução demográfica verificada nesta freguesia não tem sido acompanhada do necessário reforço de serviços públicos, muito em especial ao nível da disponibilização de equipamentos escolares.
Face ao crescimento populacional que se tem vindo a verificar, em particular na freguesia de Quinta do Conde, a rede escolar do concelho de Sesimbra apresenta sobrelotação.
Neste território, ao nível do ensino secundário, a oferta resume-se à Escola Básica e Secundária Michel Giacometti, estabelecimento de ensino que necessita urgentemente de obras de requalificação e que não responde às necessidades da população escolar quintacondense.
Com a oferta educativa comprometida, os alunos que completam o 3º Ciclo do Ensino Básico são obrigados a deslocar-se para estabelecimentos de ensino longe do local de residência, por vezes em concelhos limítrofes.
A necessidade de construção de uma Escola Secundária na Quinta do Conde foi há muito identificada. Aliás, a Carta Educativa de Sesimbra, homologada pelo Ministério da Educação, prevê a construção de uma escola desta tipologia, tendo a autarquia disponibilizado um terreno para esse efeito.
O início da construção desta escola estava previsto para 2011, mas as dificuldades que o nosso país enfrentou no período de 2011 a 2015 levaram à suspensão do processo, que, decorridos 6 anos de governação socialista, 4 dos quais com uma situação económica e financeira confortável, não foi ainda retomado.
A construção desta escola é, sem dúvida, uma prioridade!
Uma prioridade que reúne um largo consenso do Parlamento, já que, na Reunião da Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, que decorreu no passado dia 30 de junho, apenas o Grupo Parlamentar do Partido Socialista se mostrou contrário à construção desta escola.
Esta posição do PS não nos surpreende, pois no distrito de Setúbal, o anunciado “continuar o processo de requalificação e modernização das escolas básicas e secundárias” não passou disso mesmo, mais um anúncio do Governo. Porém, o mesmo não podemos afirmar relativamente ao BE, PCP e PEV. Agora, apresentam Projetos de Resolução recomendando ao Governo a construção da Escola Secundária da Quinta do Conde, mas viabilizaram 6 Orçamentos do Estado em que não foi considerada essa prioridade.
A população escolar da Quinta do Conde não pode ser condenada a esta sensação de abandono no que toca ao acesso à Educação. Assim, no sentido de garantir uma escola pública de maior proximidade, inclusiva e de qualidade, ao nível do ensino secundário, para todos os jovens desta freguesia, os Deputados do Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata eleitos pelo círculo eleitoral de Setúbal, apresentaram na Assembleia da República o Projeto de Resolução N.º 1309/XIV/2ª, através do qual recomendam ao Governo que:
- Tome, a breve prazo, todos os procedimentos e medidas necessários para que se proceda à construção de uma Escola Secundária na freguesia de Quinta do Conde.
- A construção de uma nova Escola Secundária na Quinta do Conde não implique o encerramento de qualquer escola do mesmo nível de ensino nos concelhos limítrofes.
- Proceda a obras de requalificação na Escola Básica e Secundária Michel Giacometti.
Para a pergunta – Escola Secundária da Quinta do Conde: quando? – uma só resposta: quando existir vontade política do Governo socialista!