O Ano Novo começou e esta é sempre uma época de balanços, de resoluções e de desejos. No LIVRE não somos diferentes, e também temos desejos para 2025 e desejos pelos quais lutaremos durante todo o ano, seja no parlamento, nas autarquias locais ou nas ruas. Aqui fica uma lista desses desejos.
Que 2025 seja o ano em que o Hospital do Seixal sai finalmente do papel. Já mais de 15 anos que está previsto, o atual governo tentou recuar no que estava previsto para a sua construção, mas a oposição, incluindo por proposta do LIVRE, aprovou no Orçamento para 2025 a previsão do lançamento do concurso para a construção em 2025.
Que 2025 seja o ano em que invertemos a tendência da crise da habitação. Os preços das casas continuam a subir e há muito que este não é um problema só de Lisboa. A península de Setúbal foi, nos últimos 5 anos, a região do país em que os preços das casas mais subiram – 80% de aumento. É urgente agirmos para invertermos a tendência.
Que 2025 seja o ano em que protegemos a natureza e a biodiversidade do distrito de Setúbal. Os últimos anos têm visto cada vez mais empreendimentos turísticos em zona ecologicamente sensíveis. A delimitação de parias públicas para uso privado para resorts ou a expansão das zonas de cultivo intensivo em zonas protegidas e de risco de seca extrema. Precisamos de começar a proteger o nosso património natural e a respeitar as zonas ecologicamente sensíveis.
Que 2025 seja o ano em que podemos viajar mais de transportes públicos, de forma mais barata e com maior qualidade. O LIVRE trabalhado para melhorar a mobilidade das pessoas. Conseguimos a criação do Passe Ferroviário Nacional e defendemos a inclusão da travessia Setúbal-Tróia no Passa Navegante, luta que esperamos conseguir em 2025.
Que 2025 seja o ano em que investimos mais em cultura, em que incentivamos os artistas locais e protegemos as associações culturais da especulação imobiliária. O LIVRE tem apresentado propostas como a criação de uma rede de “Casas da Criação” para promoverem a criação cultural, a partilha de conhecimentos e a criação de espaços de ensaio e artísticos.
Que 2025 seja o ano em que temos mais tempo, para nós, para a família, para os amigos. Por isso continuaremos a lutar para que a semana de 4 dias seja uma realidade para todos.
2025 é um ano em que muito continua por fazer, e em que muitas escolhas importantes teremos que fazer. Que seja um ótimo ano com votos de um excelente 2025 para todos os leitores do Setubalense.