Associação de Socorros Mútuos Setubalense comemorou 136 anos

Associação de Socorros Mútuos Setubalense comemorou 136 anos

Associação de Socorros Mútuos Setubalense comemorou 136 anos

12 Setembro 2024, Quinta-feira
Custódio Pinto

Esta Associação, foi fundada em 1888, com instalações na cidade na Rua Major Afonso Pala em Setúbal.

Um pequeno historial da Associação de que o meu pai, Jesuíno Pinto, já falecido foi um sócio muito antigo. Além dos serviços médicos e sociais, uma das condições dos benefícios eram os filhos enquanto menores e estavam a cargo do sócio podiam usufruir de todas as regalias, e na maioridade, teríamos a possibilidade de ser sócios, que foi o meu caso, que aos 15 anos, tornei-me associado com o número de sócio n.º 184 e uma das clausulas do regulamento é que quando se atinge 50 anos de sócio, os mesmos deixavam de pagar as quotas, clausula esta que não sei se ainda vigora.

- PUB -

No dia 15 de julho de 1996 fui homenageado dos meus 50 anos com um belíssimo e grande diploma que o guardo religiosamente na sala das minhas recordações. Ainda me recordo de alguns dos médicos e enfermeiros daquela época, designadamente: O Dr. Galeano de Abreu, o Dr. Miguel Torres, o Dr. Albaran (pai), o Dr. Artur Gago da Silva, o Dr. Paulino Pereira, o Dr. Macheta e os enfermeiros Paulo e Horácio Ferreira, este depois deixou a enfermagem e foi para empregado bancário no banco Borges & Irmão e no banco Burnay. Foi proprietário da célebre pastelaria “Beija Flor”, na Rua Bocage, junto ao restaurante Vinícola e em frente da sede do Vitória no palácio “Salema”.

No Páteo da Associação no Largo da Portuguesa, realizaram-se várias festas e bailes, tudo isto para angariar fundos para esta Instituição.

Além da Associação de Socorros Mútuos Setubalense, existia outra Associação dos Socorros Mútuos “Carlos Coco”, na rua São Cristóvão num primeiro andar junto à taberna do Pangalhadas, hoje o hotel Bocage e depois deslocou-se para a avenida dos Combatentes, também num primeiro andar, junto à redacção do jornal “O Distrito de Setúbal”.

- PUB -

No passado dia 15 de julho, foi o dia do aniversário que foi realizado com uma belíssima festa comemorativa dos 136 anos, onde atuaram dois corais com música portuguesa e alentejana, apontamentos de poesia e um conjunto musical que terminou em beleza com a canção “O Rio Azul”.

Foram homenageados os sócios com 25 e 50 anos de associados e servido um lanche com o de aniversário da Associação de Socorros Mútuos Setubalense, dia este maravilhoso, a não esquecer e recordar os meus 95 anos da minha “juventude acumulada”, como o sócio mais antigo da “minha” e nossa velhinha Associação é Viver.

Viva Setúbal!

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -