As grandes festas de corroios

As grandes festas de corroios

As grandes festas de corroios

, Ex-bancário, Corroios
2 Setembro 2025, Terça-feira
Francisco Ramalho

As Festas de Corroios encerram o ciclo das festas populares do concelho do Seixal que se inicia anualmente, justamente com as Festas do Seixal. Seguindo-se as da Torre da Marinha, Fernão Ferro, Aldeia de Paio Pires, Amora e finalmente, as de Corroios de 22 a 31 de agosto no aprazível Parque Urbano da Quinta da Marialva.
Pela sua dimensão, tanto em termos de expositores e comerciantes, cerca de trezentos dos mais diversos ramos, desde a gastronomia, roupas, calçado, móveis, artesanato, diversões para a criançada, mas não só, queijos e enchidos, até automóveis, pelo número de visitantes, um milhão, até à oferta musical de todos os géneros interpretada por grupos amadores de coletividades locais e da região, até aos nomes mais destacados a nível nacional, este evento, é dos maiores do género, a sul do Tejo. E o maior a nível nacional, organizado por uma junta de freguesia. Contando com a Comissão de Festas e a indispensável colaboração da Câmara Municipal do Seixal.
Passaram pelo Palco Corroios, diversos grupos de dança, coros e folclore, representando o vasto e rico Movimento Associativo e Cultural da freguesia e ainda artistas individuais a quem é dada a oportunidade de mostrar os seus talentos. Logo, de uma possível projeção.
Pelo palco principal, o Palco Carlos Paredes, os largos milhares de espetadores sempre presentes, tiveram oportunidade de apreciar, Os Clã, O Festival de Folclore de Corroios, os Anjos, GNR (em substituição de Jorge Palma devido à impossibilidade de estar presente), Cuca Roseta (primeira parte; Luísa Amaro + Tertúlia Coimbrã de Miratejo), Moonspell, Ivandro, Bárbara Bandeira, antes Diego Miranda, Tony Carreira (dia do título de solidariedade,7,5euros) e Os Quatro e Meia.
O grande mérito das festas populares, como estas da responsabilidade da Junta de Freguesia de Corroios, Comissão de Festas e colaboração da Câmara Municipal do Seixal, é que animam o povo e a economia local e não só. Vêm participantes de todo o país. Esta, é que deve ser a principal missão de todos os autarcas e dos partidos pelos quais são eleitos; fazer todos os possíveis, dentro das suas possibilidades e competências, para que os cidadãos que representam, usufruam, em termos ambientais, de entretenimento e culturais, as melhores condições de vida.
Dizer ainda, que são um incentivo à cultura, e um contributo decisivo a bem de quem vive dela; os artistas.
Finalmente, uma vez que se trata do concelho do Seixal, lembrar aos prezados leitores que é já na próxima sexta-feira que arranca na Atalaia, Amora, outra grande festa. A maior do país. Evidentemente que nos referimos à Festa do Avante.
Em termos culturais, artísticos e gastronómicos, Portugal, do Minho aos Açores e à Madeira, estará lá presente.
Muitos dos que contribuíram para que as festas populares do concelho do Seixal fossem possíveis e as frequentaram, também, entre milhares, participaram na construção desta grande cidade efémera de três dias, e no seu funcionamento e desmontagem.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

, Gestor de Programas do Sector Social (migrações) e Dirigente Associativo
01/09/2025
- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não