28 Junho 2024, Sexta-feira

- PUB -
António Simões da Silva – Um setubalense ilustre

António Simões da Silva – Um setubalense ilustre

António Simões da Silva – Um setubalense ilustre

, Professor
14 Fevereiro 2022, Segunda-feira
Giovanni Licciardello - Professor

“Setúbal deu-me tudo – família, etc. etc. – eu amo Setúbal e aquilo que possa fazer, (será sempre pouco), eu farei. Até quando? Só Deus sabe. (…) deu-me sobretudo a alma de um setubalense genuíno do coração”                                                            Simões da Silva

 

- PUB -

Hoje vamos falar de um setubalense ilustre: Simões da Silva.

António José Simões da Silva nasceu em Santiago do Escoural, Concelho de Montemor-o-Novo, no dia 31 de Maio de 1945, logo após o fim da 2ª Guerra Mundial, aí vivendo até perfazer onze anos, após o que, por imperativos profissionais de seu Pai, a família veio viver para Setúbal, e daqui nunca mais saíram.

Em muito boa-hora o fizeram.

- PUB -

Matriculou-se no Escola Industrial e Comercial de Setúbal (actual Escola Secundária Sebastião da Gama), por influência de Armando Medeiros, director da referida escola e que simultaneamente era superior hierárquico de seu pai, na União Eléctrica Portuguesa (UEP) – Central da Cachofarra.

Após os estudos, efectuou um estágio na UEP, tendo realizado o exame de aptidão, nessa mesma escola, para a função de montador electricista.

Trabalhou de seguida nos Estaleiros Navais do Sado, no P.U.A.” entre 1964 e 1966, até à realização do serviço militar, em 1967, com a duração de três anos, na Escola Prática de Cavalaria de Santarém, na Escola Prática de Engenharia em Tancos e no Regimento de Engenharia Nº1 Lisboa, até ao final do serviço militar em Abril de 1970.

- PUB -

Desempenhou a função de electricista na Secil, a partir de 1970, durante quatro anos, após o que trabalhou para a “E.N.I.” Electricidade Naval e Industrial, (Setenave, Solisnor e Lisnave), até à sua aposentação ocorrida em 2005.

Desde cedo evidenciou uma apetência e aptidão para as tecnologias relacionadas com os audiovisuais, nomeadamente fotografia e vídeo.

Desde 2005 que tem vindo a acompanhar regularmente as iniciativas de índole cultural da nossa cidade e concelho de Setúbal.

Sempre munido das suas inseparáveis máquinas fotográfica e de filmar com tripé, António Simões da Silva, com o seu olhar sempre atento, faz a cobertura e reportagem de muitos eventos de índole cultural e popular que decorrem no nosso burgo.

O seu canal de Youtube, criado em 2007 ­– “TEMAS CULTURAIS E POPULARES – designação esta definida pelo  Youtube e gerido pelo próprio, conta com 2.340 vídeos, com 2.4560.000 visualizações e inúmeras fotografias.

Possui um arquivo com mais de 30 TB de ficheiros, armazenados em mais de 35 discos rígidos.

Recebe constantemente convites para cobertura de eventos.

Aquando do lançamento do meu livro sobre a Associação Setúbal Voz, enderecei-lhe um convite e lá estava Simões da Silva, no dia do evento, sempre de “armas” em punho.

Um aspecto que eu considero particularmente grave e que chamo daqui a especial atenção da Câmara Municipal de Setúbal, deve-se ao facto de António José Simões da Silva nunca ter recebido a Medalha de Honra da Cidade, classe Cultura, nem ter sido nomeado como Embaixador de Setúbal, o que é algo perfeitamente inadmissível, roçando quase a indignidade, para um Setubalense Ilustre que tanto tem dado a Setúbal.

Fica aqui a sugestão, que é muito mais que isso; é um imperativo de consciência perante uma tremenda injustiça que teima em ser recorrentemente cometida e que tarda em ser corrigida.

António José Simões da Silva é um Grande Setubalense. A sua dedicação e empenho na divulgação da nossa cidade, constituem uma referência para todos nós e um magnífico exemplo que, para se ser verdadeiramente um setubalense genuíno, não precisa de se ter nascido, nem de se viver.

Tem de se gostar. Muito. É, claramente, o caso.

Caro amigo Simões da Silva. Um grande abraço e continue sempre a inspirar-nos com as suas iniciativas.

Setúbal e todos nós agradecemos.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

, Médico
26/06/2024
, Ex-bancário, Corroios
25/06/2024
- PUB -
- PUB -