12 Agosto 2024, Segunda-feira

- PUB -
Almada voltou a ganhar sentido de urgência

Almada voltou a ganhar sentido de urgência

Almada voltou a ganhar sentido de urgência

17 Setembro 2020, Quinta-feira
Filipe Pacheco

Passados quase três anos das últimas eleições autárquicas, é hoje evidente que o município de Almada voltou a ganhar sentido de urgência na resolução dos problemas dos almadenses, com o concelho a abraçar um verdadeiro projeto de desenvolvimento virado para o futuro que, não abdicando de preservar a identidade de Almada, quer melhorar a qualidade de vida das suas populações.

O Partido Socialista, a Presidente de Câmara Inês de Medeiros e a sua equipa têm afirmado um verdadeiro modelo de gestão autárquica moderno e cosmopolita, não se aquartelando, como acontecia no passado, em estratégias gratuitas de confronto com a administração central nem se demitindo das responsabilidades quando o que está em causa é servir o interesse público. Dois exemplos disso mesmo são a assunção de novas competências no quadro do processo de descentralização ou mesmo a recente assinatura do acordo de parceria com o Ministério da Educação para a remoção do amianto em todos os estabelecimentos escolares do município.

- PUB -

Seja na frente social ou no ambiente e sustentabilidade, na cultura ou na educação, na habitação ou na mobilidade, Almada está a mudar. Desde a requalificação e animação do Mercado das Torcatas ou da Feira do Levante, passando pela remodelação do Parque Infantil das Bicicletas e pela criação do primeiro Parque Infantil Interativo e 100% Inclusivo. Desde a melhoria na higiene urbana à constante reparação e empreitadas de pavimentos pedonais e rodoviários, com a melhoria substancial da mobilidade em muitas zonas do concelho. Com a criação do Conselho Municipal de Juventude e do Orçamento Participativo Jovem, com a Criação do Feliz Almada ou o Lançamento da Casa da Dança e a nova dinâmica da Casa da Cerca. Também fundamental para uma maior qualidade de vida das populações tem sido a persecução de uma nova geração de políticas de habitação. Com a aprovação da Estratégia Local de Habitação, com a aplicação do Programa 1.º Direito e o levantamento geral de residentes para apoio e com o Habit’Almada para reabilitação e aquisição de fogos municipais.

Muito tem sido feito e muito mais está em execução. O antigo presídio da Trafaria, desativado há mais de 40 anos, vai ser totalmente remodelado e adaptado em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, num investimento de mais de 7 milhões de euros que criará um ecossistema de formação, investigação e inovação com grande impacto social e económico na região. Aqui nascerá uma nova Instituição de Ensino Superior: o IAT – Instituto de Artes e Tecnologia. A requalificação da Rua dos Pescadores também avançará e estará concluída até ao final do primeiro trimestre de 2021, prevendo a existência de mais árvores e de novos elementos de iluminação e de mobiliário urbano. Esta obra vem integrar um conjunto de intervenções de requalificação na Costa da Caparica, nas quais se enquadram a bonita renovação do Parque Desportivo do Atlântico, os novos acessos e parques de estacionamento das praias na zona sul, o futuro Museu Vivo de Arte Xávega e a requalificação da Estrada Florestal, com o lançamento da obra já aprovado, e prevendo a criação de uma via partilhada para bicicletas e peões.

Tudo isto são apenas alguns exemplos, tudo isto não é ainda suficiente para quem não se resigna. Certo é que muito tem mudado e está a mudar em Almada. Certo é que, três anos volvidos, Almada é hoje um concelho melhor para investir, para visitar e para viver.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

, Doutor em Ciências da Educação
07/08/2024
- PUB -
- PUB -