A importância do rastreio no regresso à escola

A importância do rastreio no regresso à escola

A importância do rastreio no regresso à escola

HUGO LUIZ RODRIGUES | otorrinolaringologista NUNO SILVA | Terapeuta da fala CLÁUDIA BACALHAU | Oftalmologista Hospital da Luz Setúbal

A preparação do regresso às aulas em setembro, como muitos pais sabem, não se pode fazer na véspera do primeiro dia de aulas.

A mudança de ano, de turma, ou de escola é pensada e organizada no final do ano letivo anterior. A compra dos manuais é quase obrigatória antes da ida para férias, assim como a mochila, os cadernos e o material para desenhar. E o novo guarda-roupa – porque nas férias eles crescem sempre imenso e a roupa de inverno do ano anterior já não vai servir – é uma inevitabilidade mal se começa a pôr de lado toalhas e fatos de banho do verão.

- PUB -

Toda esta logística faz parte das rotinas das famílias com filhos e, à medida que eles vão crescendo e os pais vão adquirindo mais experiência nesta coisa de serem ‘encarregados de educação’, tudo se vai tornando mais fácil e simples de concretizar.

O checklist do regresso às aulas, porém, não fica completo apenas com a inscrição, a compra do material escolar e a organização da roupa de inverno de que as crianças precisam. Na verdade, é preciso um pouco mais: então, e a saúde dos miúdos?

1.

- PUB -

A surdez na infância pode ter causas genéticas, congénitas ou adquiridas nos primeiros anos de vida. Quando a perda auditiva é ligeira/moderada pode passar, inicialmente, despercebida, manifestando-se mais tarde como dificuldade na aprendizagem durante o primeiro ciclo de ensino.A avaliação da audição deve ser feita à nascença, em idade pré-escolar (5-6 anos) e em adultos sempre que haja suspeita de alterações no funcionamento do ouvido.

2.

Entre os 4 e os 8 anos, as crianças passam por uma fase crucial no desenvolvimento da comunicação. É nesta idade que consolidam a fala, enriquecem o vocabulário e ganham confiança para se expressar. O rastreio de fala e linguagem permite detetar, de forma precoce, dificuldades que muitas vezes passam despercebidas — como trocas de sons, atraso no desenvolvimento da linguagem, hábitos orais prejudiciais ou mesmo alterações na voz.

- PUB -

Quanto mais cedo estas situações forem identificadas, mais eficaz será a intervenção, evitando problemas futuros na aprendizagem, na autoestima e na interação social.

Um rastreio é rápido, lúdico e pode fazer toda a diferença no percurso escolar e na vida da criança.

3.

Assegurar uma adequada saúde ocular e visual antes do início do ano letivo é um passo importante não só para promover o sucesso académico, mas também o adequado desenvolvimento global das crianças e jovens. Algumas dificuldades de aprendizagem podem estar relacionadas com problemas visuais não diagnosticados e, por isso, o rastreio oftalmológico nesta fase é aconselhado. É uma excelente altura para levar os seus filhos ao oftalmologista!

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

, Ex-bancário, Corroios
16/09/2025
- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não