A Casa da Baía

A Casa da Baía

A Casa da Baía

20 Março 2023, Segunda-feira
Custódio Pinto

Na Casa da Baía esteve patente uma belíssima exposição dedicada à vida no mar: “A Ida por cima D’Água”.

Neste âmbito, houve um encontro de pescadores de Setúbal, com uma espectacular caldeirada à setubalense e a tradicional massinha do caldo. Além deste encontro de homens do mar, a mostra de artes e ofícios da pesca conta com a exibição de objectos e artefactos da pesca, do calafate, o carpinteiro naval e o entrilhado de redes.

- PUB -

Disponível está ainda uma quadra de Maria da Conceição Martins da Silva, chamada “O MAR”:

Só Deus foi o criador

De tudo o que existe

- PUB -

Fruto da Lei sideral

Se os homens não criaram

O que no mar existe

- PUB -

Foi ainda transmitido um admirável filme da vida do mar, com as festas dos pescadores da Nossa Senhora de Tróia, da Nossa Senhora e da Nossa Senhora da Arrábida. Que maravilha!

No final do almoço realizou-se uma reunião com os pescadores. Cada um contou as suas histórias, peripécias e amarguras relacionadas com mar, em que, por vezes os filhos iam logo para o mar no barco com os pais.

Enfim, tempos muito duros dessa vida no mar. Alguns recordaram muitas das alcunhas. Como convidado do almoço, fiz parte dessa reunião. Não como pescador porque a minha vida foi dedicada ao ensino da natação, tendo sido homenageado a 23 de Novembro de 2011 com uma placa e dedicatória pelo Instituto de Socorros a Náufragos, em Caxias.

É de agradecer esta belíssima confraternização dos pescadores, familiares e amigos, como o Daniel Ferreira (cozinheiro), a Fernanda Correia, a Susa Gonçalves, a Alexandre Manara, a Rosa Farda, a Céu Salves, a Vanessa Amorim e a Joana Sá Couto. Com comentário de Maria Betânia e Diogo Ferreira (historiador).

Foi um convívio de pescadores, na Casa da Baía, a não esquecer.

 

Viva Setúbal!

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -