Setúbal recebeu a 2.ª edição do Festival Luísa Todi que decorreu entre os dias 4 de Janeiro e 2 de Fevereiro de 2025.
O referido evento, de homenagem a Luísa Todi no âmbito das celebrações do seu nascimento — 9 de Janeiro de 1753 — foi organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Associação Setúbal Voz, assumindo-se como uma actividade extremamente importante, nomeadamente na divulgação do canto lírico em Setúbal, desempenhando um papel vital na democratização cultural e no acesso à cultura.
Desde a fundação da Associação Setúbal Voz, em 2016 e principalmente desde que o maestro Jorge Salgueiro assumiu as funções de director artístico que se tem procurado um novo paradigma, tendo subjacente algumas matrizes conceptuais e operativas, nomeadamente a aproximação do público à música erudita contemporânea, nas suas três vertentes: o Coro Setúbal Voz, o Ateliê de Ópera de Setúbal e a Companhia de Ópera de Setúbal.
Decorreram vários espectáculos, a saber: “Os três Barítonos, Concerto Encenado”; As Viagens de Luísa Todi à Chuva”; “Cineconcerto – o Americano”; As Três Sopranas – I’m de Star of the Night”; “Kate e o Skate – Musical Juvenil”; “ Árias Desenhadas por Crianças”; Ópera no Futuro”; “Elisa Bastos – Brasil no Coração”; Flauta Mágica, Ópera Para Bebés”; “Carlos Guilherme – Canto De Uma Vida”; Carla Caramujo – De Cleópatra a Lucia”; “Graça Reis – Brasil Ancestral e Moderno”; “Constança e a Orquestra dos Assobios” e “Canto Lírico no Brasil, Formação/Oficina”.
Com esta segunda edição do Festival Luísa Todi, a Associação Setúbal Voz consolida-se como o pólo de referência da prática vocal erudita no país e na cidade, bem como nas áreas envolventes, contribuindo para dotar o Concelho de Setúbal de recursos humanos de forma a contribuir para o seu prestígio e desenvolvimento na área cultural, artística e turística, promovendo as referências históricas e identitárias da cidade que se encontram intimamente ligadas ao canto lírico, nomeadamente Luísa Todi.
A efectivação do referido Festival, propicia o desenvolvimento de um projecto com identidade própria e de referência nacional, divulgando desta forma o nome da cidade e do Concelho de Setúbal no país e no estrangeiro, aliando-o a uma imagem de inovação e excelência, bem como dotá-la de uma nova centralidade artística, em contexto de contemporaneidade, com reflexos no turismo, quer no que toca à criação de novos espectáculos de ópera e música coral, quer em acolher e patrocinar artistas estrangeiros de visita à cidade.
O Festival de Canto Lírico de Setúbal pode incentivar a estreia de novas criações musicais e artísticas portuguesas, no sentido de enriquecer o nosso património cultural e contribuir para a criação de riqueza nacional, colaborando com grandes criadores nacionais de várias áreas artísticas.
Através da própria intervenção artística, a Associação Setúbal Voz ajuda a criar uma massa critica com cultura e referências, informada das correntes artísticas e capaz de analisar e actualizar toda a actividade na sociedade, de natureza estética e artística.
A visão sobre o espaço público, a actividade política, as várias formas que se reveste a Arte, a própria visão da vida e do mundo, altera decisivamente a percepção e consequente exigência de uma população que tenha possibilidade de aceder a essa mesma Arte.
A realização da segunda edição do Festival Luísa Todi em Setúbal, constitui para nós, membros da Associação Setúbal Voz, um forte motivo de orgulho, satisfação e regozijo, uma vez que é o corolário de um trabalho digno, articulado e de muita qualidade que se tem vindo a fazer.
A um nível mais abrangente, esta parceria entre a Associação Setúbal Voz e a Câmara Municipal de Setúbal contribui decisivamente para impulsionar e promover o crescimento artístico de Setúbal.
Reconhecer e valorizar a rica herança cultural de Setúbal, mantendo viva a memória de uma figura histórica relevante tal como Luísa Todi, preserva o património local e promove o orgulho na identidade cultural da cidade.
A Arte é o adorno da inteligência; torna-nos atentos, deslumbra-nos, refina o espírito crítico, motor do desenvolvimento humano.
A Arte liberta-nos; à inteligência, junta-se o bom gosto, a sensibilidade, a concentração, as emoções associadas, sendo uma das formas de podermos aferir a Liberdade.
Muitos parabéns Câmara Municipal de Setúbal e Associação Setúbal Voz.