3 Maio 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoMais uma vez venho recordar um dos muitos setubalenses de mérito e...

Mais uma vez venho recordar um dos muitos setubalenses de mérito e esquecidos

Álvaro Carvalho Pinto. Este setubalense, falecido no dia 29 de Abril de 2002 e que na sua morte foi promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, teve o seu nome aprovado para uma rua na sua terra natal, Setúbal. Já se passaram 22 anos e a promessa ainda não foi concretizada, no entanto durante esses anos tem sido dado, e muito bem, nome de alguns setubalenses, e até outros que não são naturais de Setúbal, e que também pouco ou nada fizeram pela cidade do rio azul.

- PUB -

Estes reconhecimentos deviam de ser antes e não depois, mas a excepção já foi feita com o setubalense em vida com uma avenida com o nome José Mourinho, enfim é a sociedade que por vezes ainda temos, até quando?

E Álvaro Carvalho Pinto, o setubalense de mérito e esquecido, uma das suas lutas, foi a prenda à cidade: “A fonte luminosa”. No início com jatos de água a cores, um espetáculo, uma maravilha, hoje chamada “fonte centenária”. É interessante referir o simbolismo da unidade distrital que representa os brasões dos treze concelhos, que nela figuram.

Alguns locais históricos da cidade existem, e muito bem, com um painel que dá a conhecer a existência deles: a estátua do Bocage, Luísa Todi, igrejas, o Portal da Gafaria, na avenida da Portela, Casa da Baía etc. Estes locais fazem parte da cultura da cidade do rio azul, com uma das mais belas baías do mundo.

- PUB -

Na rua Dr. Paula Borba (antiga rua dos Ourives) existe, e muito bem, um painel “Rua do Sado – O Sado Abraça a Arrábida” e outro na rua Álvaro Castelões, ambos na baixa da cidade, iniciativa dos comerciantes e montagem a cargo do município de Setúbal.

Quanto a Álvaro Carvalho Pinto, também era justo merecer um painel junto a fonte centenária.

Na Casa da Cultura, no segundo andar, existe, e muito bem, um grande e belíssimo painel de figuras ilustres e de mérito da cidade, e entre elas o setubalense Álvaro Carvalho Pinto da “prenda a cidade da fonte centenária e foi ele que o autor do nome da Praça de Portugal”.

- PUB -

E este foi mais um reparo da falta do reconhecimento pelas obras e lutas de alguns setubalenses de mérito.

Viva Setúbal

Artigo anterior
Próximo artigo
- PUB -

Mais populares

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -