28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioOpiniãoAs prévias exigências de um novo ciclo

As prévias exigências de um novo ciclo

A afluência às urnas no passado domingo foi consideravelmente expressiva. A participação recuperou dados de há 15 anos e o Círculo Eleitoral de Setúbal acompanhou a adesão.

- PUB -

Nos vários atos eleitorais do passado mais recente foram múltiplos os apelos para que o exercício do dever de votar tivesse maior expressão. Este teve. Ainda bem. A Democracia revelou-se viva.

Portanto, só há que saudar os cidadãos que exerceram  um direito que tanto sofrimento causou a muitos, no tempo lá atras, para que fosse realidade.

Esta participação é indissociável da passagem do 50º aniversário da Revolução que nos devolveu a liberdade e a esperança no futuro.

- PUB -

Se é assim com a participação, outras questões mais profundas levantam-se quanto ao resultado das escolhas.

Quando um Partido com as características do Chega obtém a adesão de um milhão de cidadãos, devem tocar alarmes.

Chegados aqui, anos depois do fenómeno noutros países, é necessário perceber as razões pelas quais um partido como o Chega alcançou o resultado que alcançou.

- PUB -

Essa análise tem e deve ser feita pelo PS, Partido estruturante da Democracia Portuguesa, e pelos demais Partidos que estiveram na génese do regime democrático.

Falharam as práticas que foram seguidas relativamente à ‘cerca sanitária’.  Enganámo-nos e caímos naquele trivial erro de que “só acontece aos outros”.

Tínhamos exemplos por essa Europa fora que serviam de aviso. Desvalorizámos!

Este fenómeno não tem paralelismo com o do surgimento do PRD. Isto é outra coisa!

O leite foi derramado e o que há a fazer é vedar.  Urgentemente. O combate é político, exige desconstrução do discurso fácil e ardilosamente lampeiro.

E há inevitavelmente de saber as razões objetivas que levam os cidadãos a votar num partido de extrema-direita.

Neste processo, que já se vai iniciar tarde,  saber ouvir, ouvir de verdade, com inteira liberdade, é o ponto de partida. É essencial ao diálogo e ao suporte das decisões. É a atitude que entendo que o meu próprio Partido deve ter, com humildade.

Ao arrepio do que sucedeu noutros círculos eleitorais, o  PS foi no círculo eleitoral de Setúbal  o Partido que recolheu a maior percentagem de votos nos treze concelhos, ficando em todos eles em primeiro lugar, com uma percentagem global superior a 31%, a uma distância considerável do segundo partido mais votado, exatamente o Chega. É obviamente positivo no contexto, mas não  reconforta em face das expetativas gerais, nomeadamente pelo muito e positivo trabalho desenvolvido em múltiplos aspetos a nível nacional.

Portanto, também a nós, por cá, em Setúbal, cabe uma ampla reflexão. Vai ser feita.

Até porque, como disse o Secretário Geral do PS, Pedro Nuno Santos, o “PS é o porto seguro para os portugueses” e, acrescento eu,  tem de estar sempre preparado para agir em nome dos superiores interesses de Portugal. No dia 10 de março abriu-se um novo ciclo no PS que, a meu ver,  não pode dispensar as questões prévias que aqui enunciei.

Eurídice Pereira
Deputada do Partido Socialista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -