28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioOpiniãoMais exemplos do Seixal

Mais exemplos do Seixal

Decorreram no último fim-de-semana do passado mês, no concelho do Seixal, dois eventos e outro no estrangeiro que, qualquer um deles, só por si, merecia este espaço que me é concedido. Por uma questão de atualidade, vou sintetizar e tentar “meter o Rossio na Rua da Betesga”, sem que isso retire o merecido destaque a qualquer um.

- PUB -

O brilhante espetáculo “ As Canções que Abril Cantou”, integrado no 50.º Aniversário do 25 de Abril no Seixal, teve lugar no Auditório Municipal de Miratejo.

Além do presidente da Junta de freguesia de Corroios, Hugo Constantino, da vogal Vânia Martinho, do presidente da Casa do Povo de Corroios e representantes da URAP, o auditório encheu para apreciar o diretor artístico Mário Barradas a solo ou acompanhado pelos restantes membros de “Bastidores D`Arte Associação Cultural”, Gilda Baptista, Carla Cardoso, Vanda Rodrigues, Lúcia Barradas, Maria Antónia Saúde e Mónica Marques, interpretando inúmeras canções emblemáticas do 25 de Abril. Tais como: Cravo Vermelho ao Peito, Venham mais Cinco, Vampiros, Soneto do Trabalho, E depois do Adeus, Pedra Filosofal, Somos Livres, Tourada, Portugal Ressuscitado, Grândola Vila Morena e tantas outras.

Apoiaram o evento a Junta de Freguesia de Corroios, a Câmara Municipal do Seixal e a Casa do Povo de Corroios.

- PUB -

O espetáculo terminou em apoteose com todos os artistas e o público cantando Grândola Vila Morena.

Culminando uma brilhantíssima carreira na dança que inclui diversos prémios a nível internacional, 7 títulos de campeões nacionais nas vertentes de danças Latinas, Danças Standard e Dez danças, várias vezes vencedores da Taça de Portugal e do Circuito Nacional, o par Sérgio Lourenço e Cátia Cerqueira, no passado dia 25/11, em Malmedy, Bélgica, sagraram-se Campeões do Mundo de Dança Desportiva.

Ambos dão aulas de danças de salão no Clube Recreativo e Desportivo de Miratejo, tendo como seus alunos alguns dos melhores dançarinos nacionais, com diversos títulos nacionais e internacionais já conquistados.

- PUB -

Finalmente, referimos o que trouxe à freguesia de Amora, a fina flor do atletismo nacional. Cerca de 2000 atletas, muitos deles de clubes da nossa região e de todo o país. Foi a 100ª edição do Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo Masculino, o 57.º Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo Feminino e o 33.º Corta-Mato da Amora do troféu de Atletismo do Seixal.

Como convidados, estiveram presentes muitos campeões nacionais da modalidade. Eis alguns: Manuela Simões (a primeira campeã), Filomena Carvalho, Aniceto Simões, Carla Sacramento, Albertina Machado e Mariana Machado (mãe e filha), Carlos Lopes, Paulo Guerra, Domingos Castro, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro, Albertina Dias, Aurora Cunha, Jessica Augusto, Ezequiel Canário, Nelson Cruz.

Um exemplo do apoio ao desporto, à cultura, ao Movimento Associativo Popular (alfobre de atletas e artistas), da autarquia seixalense e juntas de freguesia do concelho.

Pelo apoio ao desporto, durante o evento, o ex presidente da CM do Seixal, Joaquim Santos, foi condecorado.

Francisco Ramalho
Professor, Corroios
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -