27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoAlternativa e alternância

Alternativa e alternância

A decisão do Presidente da República de dissolver a Assembleia e convocar eleições antecipadas, não era a única legalmente possível. Aliás, sinal disso, foi a votação de oito a oito, desempatada por Marcelo, no Conselho de Estado. Mas o Chefe de Estado assim decidiu, e é com isso que se tem de contar e os democratas se devem empenhar para termos uma solução o melhor possível para o povo e para o País.

- PUB -

Independentemente do que determinou a demissão do primeiro-ministro e que se compreende devido à gravidade que o Ministério Público lhe atribui, implicando membros do Governo, o Chefe de Gabinete de António Costa, um presidente de câmara também do PS e alguns empresários no processo denominado Influencer, relacionado com matérias tão importantes como a possível exploração de lítio e de hidrogénio verde, a prestação do Executivo PS, deixou muito a desejar. Os exemplos são mais que muitos. Referimos, por exemplo, o estado calamitoso em que se encontra o Serviço Nacional de Saúde, as dificuldades e insuficiências no Ensino, onde avulta o problema laboral dos professores, mas não só, a enorme crise na habitação, a precariedade e os baixos salários e pensões de reforma, as privatizações de empresas tão importantes para economia nacional, como a TAP e a EFACEC que estavam na calha.

Durante estes longos quatro meses até às eleições, o Governo mesmo numa situação de gestão, tem o dever de fazer todos os possíveis para resolver ou minimizar esta grave situação.

E depois das eleições, o que importa mesmo, é uma política alternativa que resolva todos estes problemas. E é possível fazê-lo aproveitando e potenciando todas as capacidades nacionais e tributar justamente os grupos económicos e a banca que tem tido lucros escandalosamente astronómicos.

- PUB -

Mas quem irá fazê-lo? Seria o PS mesmo com novo líder? Novo líder, mas o partido é o mesmo! Ou o PSD que com ele tem alternado no poder há décadas e por isso, é tão ou mais responsável pelo deplorável estado do país? O novel partido da direita, a Iniciativa Liberal? Ou o demagógico e populista de extrema-direita, do senhor Ventura?

Todos estes exemplos, não são alternativa a este e a todos os anteriores governos do PS ou do PSD com ou sem o moribundo CDS. São alternância. Que é como quem diz, com ligeiras e insignificantes diferenças, todos farinha do mesmo saco. A nossa longa experiência não o tem provado à saciedade?

De alternância não estão os trabalhadores, os reformados, o povo, fartos?

- PUB -

Creio que será consensual o enorme contributo que a comunicação social dominante, propriedade da minoria beneficiada do sistema, tem dado e continua a dar, para a alienação e manipulação do povo no sentido de eleger os seus, deles, representantes. Mas isso, não será ad aeternum.

Portanto, com o possível esclarecimento e luta, estará nas mãos do povo eleger gente que seja efetivamente alternativa. Será à esquerda do PS. E, determinante, um grande reforço do PCP/CDU. Até para forçar o PS, com o novo líder, a guinar à esquerda.

Francisco Ramalho
Professor, Corroios
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -