28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioOpiniãoRomaria de enófilos a 13 de Maio

Romaria de enófilos a 13 de Maio

Se Portugal tem uma identidade cultural comum a qualquer pedaço de terra, essa marca chama-se vinho. Mas, há terras e terras, a margem sul é uma coisa à parte. Entendo margem sul como “o lado de cá até à fronteira”. Nesta pequena faixa, grande à nossa escala, há uma terra que deve ser conhecida e vivida. Já há dois mil anos os romanos não se enganaram e lá se fixaram (S. Cucufate  em Vila de Frades) a produzir vinho branco em ânforas, o único consumido em Roma. Ora, estas talhas assumem hoje a sua maior expressão, nestas terras de Vila de Frades e Vila Alva, designadamente em micro adegas que a partir, sobretudo de vinhas centenárias, produzem o afamado vinho da talha.

- PUB -

Se juntarmos a tudo isto o simbolismo do 13 de maio torna-se incontornável, nesta data, rumar a Vila Alva, aldeia do concelho de Cuba,  palco da 1.ª edição de “Vinho na Vila”. Trata-se de um evento de gastronomia e vinhos itinerante, com três ações à escolha: Prova de Vinhos e Rota do Petisco (entre as 15h00 e as 20h00) e Jantar com Vinho (a partir das 20h30). O objetivo é dar a conhecer cerca de 200 referências, dos mais diversos estilos e origens, de 35 produtores de vinho nacionais de pequena dimensão, provenientes de norte a sul do país. A organização cabe ao Enóphilo e à Adega XXVI Talhas, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Cuba. O encanto desta terra e das suas gentes associa-se à recuperação da ancestral tradição relacionada com a produção de vinho de talha. Mas não é só de vinho de talha que vive o “Vinho na Vila”. A ideia é optar pela Prova de Vinhos e visitar as mais de uma dezena de adegas da aldeia, onde estão espalhados os 35 produtores de vinho, para conhecer os mais diversos perfis de vinhos disponíveis na degustação. “São espaços onde tradicionalmente se fazia vinho para consumo próprio e, por isso, achámos que seria interessante abrir estas adegas em maio, tendo a aldeia como cenário deste evento”, declara Daniel Parreira, representante do projeto XXVI Talhas, criado a par com a irmã, Alda Parreira, em homenagem ao avô de ambos, Daniel António dos Santos. Tenho o privilégio de conhecer o Daniel e a Alda e de ter assistido, há uns anos, ao inicio desta sua aventura de reativar a antiga adega do avô,  Mestre Daniel, há época com muito amor e paixão a que se soma hoje muito saber.

Enquanto são calcorreadas as ruas de Vila Alva, estão todos convidados a saber o que é a pez e ver como é pesgado o interior das talhas, junto ao fontanário da aldeia, e, a visitar a exposição de fotografia intitulada “Vila Alva – Terras de Vinho”. O vinho de talha e as vinhas centenárias desta aldeia são tema central desta mostra patente no largo da Igreja Matriz de Vila Alva, no âmbito do “Vinho na Vila”.

A partir das 20h30, já com mesas e bancos corridos, é servido o Jantar com Vinho, no largo da Igreja Matriz de Vila Alva, para dar protagonismo à comida tradicional alentejana harmonizada com vinhos de produtores presentes no “Vinho na Vila”.

- PUB -

Como não?

PS – bilhetes na Ticketline.

Carlos Cupeto
Universidade de Évora
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -