28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpinião49.º aniversário do 25 de Abril de 1974

49.º aniversário do 25 de Abril de 1974

Descolonizar, Democratizar, Desenvolver! Foram estes os três objectivos que o Movimento das Forças Armadas traçou para a Revolução dos Cravos.

- PUB -

A descolonização foi feita, somos um País em Democracia e estamos no caminho (muito lento) do Desenvolvimento. Obviamente que hoje estamos muito melhor do que antes do 25 de Abril de 1974.

Em 1934 não havia rede de abastecimento de água nem rede de esgotos. Em 1974 a rede pública de abastecimento de água ainda era muito diminuta bem como a de esgotos, e só nos centros dos aglomerados urbanos.

Muito foi realizado nestes 49 anos, sobretudo pelo Poder Local e no final de década de 70 e década de 80 também com a participação dos cidadãos organizados em comissões de moradores.

- PUB -

Mas não podemos afirmar que estamos numa Democracia plena e pujante de força. Não me estou a referir aos chamados “casos e casinhos” que nos envergonham enquanto País. Estou a pensar nos dois milhões de portugueses que continuam a viver no limiar da pobreza.

Estou a pensar que Portugal é o quinto país da UE em maior risco de pobreza energética. A Comissão Nacional Justiça e Paz alertou em Janeiro de 2023 que o rendimento mensal de muitos cidadãos não lhes permite sair da situação de pobreza actual.

Sabemos que o Ministério de Trabalho, Solidariedade e Segurança Social está a dinamizar a criação de Centros de Acolhimento de Emergência Social em todo o País, pois tudo indica que os despejos irão aumentar e consequentemente haverá mais pessoas “sem abrigo” nas nossas ruas.

- PUB -

O que acabei de dizer não tem a intenção de ser uma crítica a este Governo ou aos anteriores, pois o 25 de Abril deve ser uma época de alegria e unidade. Apenas estou a falar nas nossas realidades.

E com isto quero afirmar que um Estado que se quer verdadeiramente democrático não pode albergar tamanhas injustiças sociais. Mas infelizmente nestas alturas difíceis para a Democracia, há sempre quem se aproveite e então vemos os populismos a crescer, não só em Portugal, mas um pouco por toda a Europa.

Mas por pior que hoje possamos estar, estamos infinitamente melhor que nos temos da ditadura salazarista. E isto tem de ser transmitido aos nossos descendentes, aos nossos filhos e aos nossos netos!

Temos de lhes transmitir o verdadeiro valor da Liberdade. Muitos de nós nesta sala ou que nos estão a ver e ouvir pela Internet lembram-se dos cuidados que tínhamos de ter nas nossas conversas, pois podia haver sempre um PIDE à escuta!

Muitos de nós foram obrigados a ir para a Guerra Colonial! Muitos de nós tiveram de fugir das cargas brutais da Polícia de Choque e infelizmente muitos foram presos, torturados e assassinados pela PIDE.

Por isso afirmo: Relembrar para não esquecer. Não só hoje, todos os dias. Ditadura nunca mais! Em Portugal, na Europa e no Mundo! Viva o 25 de Abril! Viva a Liberdade!

Artigo anterior
Próximo artigo
- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -