49.º aniversário do 25 de Abril de 1974

49.º aniversário do 25 de Abril de 1974

49.º aniversário do 25 de Abril de 1974

26 Abril 2023, Quarta-feira
Carlos Sousa

Descolonizar, Democratizar, Desenvolver! Foram estes os três objectivos que o Movimento das Forças Armadas traçou para a Revolução dos Cravos.

A descolonização foi feita, somos um País em Democracia e estamos no caminho (muito lento) do Desenvolvimento. Obviamente que hoje estamos muito melhor do que antes do 25 de Abril de 1974.

- PUB -

Em 1934 não havia rede de abastecimento de água nem rede de esgotos. Em 1974 a rede pública de abastecimento de água ainda era muito diminuta bem como a de esgotos, e só nos centros dos aglomerados urbanos.

Muito foi realizado nestes 49 anos, sobretudo pelo Poder Local e no final de década de 70 e década de 80 também com a participação dos cidadãos organizados em comissões de moradores.

Mas não podemos afirmar que estamos numa Democracia plena e pujante de força. Não me estou a referir aos chamados “casos e casinhos” que nos envergonham enquanto País. Estou a pensar nos dois milhões de portugueses que continuam a viver no limiar da pobreza.

- PUB -

Estou a pensar que Portugal é o quinto país da UE em maior risco de pobreza energética. A Comissão Nacional Justiça e Paz alertou em Janeiro de 2023 que o rendimento mensal de muitos cidadãos não lhes permite sair da situação de pobreza actual.

Sabemos que o Ministério de Trabalho, Solidariedade e Segurança Social está a dinamizar a criação de Centros de Acolhimento de Emergência Social em todo o País, pois tudo indica que os despejos irão aumentar e consequentemente haverá mais pessoas “sem abrigo” nas nossas ruas.

O que acabei de dizer não tem a intenção de ser uma crítica a este Governo ou aos anteriores, pois o 25 de Abril deve ser uma época de alegria e unidade. Apenas estou a falar nas nossas realidades.

- PUB -

E com isto quero afirmar que um Estado que se quer verdadeiramente democrático não pode albergar tamanhas injustiças sociais. Mas infelizmente nestas alturas difíceis para a Democracia, há sempre quem se aproveite e então vemos os populismos a crescer, não só em Portugal, mas um pouco por toda a Europa.

Mas por pior que hoje possamos estar, estamos infinitamente melhor que nos temos da ditadura salazarista. E isto tem de ser transmitido aos nossos descendentes, aos nossos filhos e aos nossos netos!

Temos de lhes transmitir o verdadeiro valor da Liberdade. Muitos de nós nesta sala ou que nos estão a ver e ouvir pela Internet lembram-se dos cuidados que tínhamos de ter nas nossas conversas, pois podia haver sempre um PIDE à escuta!

Muitos de nós foram obrigados a ir para a Guerra Colonial! Muitos de nós tiveram de fugir das cargas brutais da Polícia de Choque e infelizmente muitos foram presos, torturados e assassinados pela PIDE.

Por isso afirmo: Relembrar para não esquecer. Não só hoje, todos os dias. Ditadura nunca mais! Em Portugal, na Europa e no Mundo! Viva o 25 de Abril! Viva a Liberdade!

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

, Deputada da IL
07/05/2025
- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não