2 Maio 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoA Política que vale a pena

A Política que vale a pena

“Saber estar e romper a tempo, correr os riscos da adesão e da renúncia, pôr a sinceridade das posições acima dos interesses pessoais, isto é a política que vale a pena”.

- PUB -

A frase atribuída a Francisco Sá Carneiro é, mais que uma citação, um ensinamento que cedo recebi sobre aquilo que deve pautar a atuação política de quem a vê como um instrumento para contribuir para a melhoria da condição de vida do seu país, da sua região, do seu concelho, da sua freguesia e da sua rua.

A política que vale a pena é a política com desprendimento, em que entregamos tudo de nós à causa pública sem nada esperar em troca e na qual, quando sentimos que a nossa missão foi cumprida, sabemos sair de cena e dar espaço para que novos rostos, novos projetos e novas ideias façam o seu caminho.

Foi sempre assim que encarei o serviço cívico e foi por isso que, depois de quatro anos enquanto Presidente da JSD Distrital de Setúbal, decidi que era tempo de fechar um ciclo e não voltar a candidatar-me à liderança da estrutura, que elegerá os seus novos órgãos no Congresso que se realizará este sábado.

- PUB -

Saio com a certeza de que podia ter feito muito mais, porque é sempre possível fazer mais e melhor. Saio, também, com um sentimento de dever cumprido e com a convicção de que as equipas que liderei trabalharam arduamente pela melhoria das condições de vida dos jovens da nossa região.

Liderámos, logo em 2019, a discussão em torno da necessidade de criação de uma NUTS II para a Península de Setúbal, que garantisse um acesso mais justo da região aos fundos comunitários. Hoje, quatro anos depois, a NUTS II está já anunciada pelo Governo, sendo a nossa ambição reconhecida e materializando-se assim como a principal conquista do trabalho que desenvolvemos.

Ao longo dos dois mandatos, produzimos um conjunto de propostas relacionadas com a necessidade de mais e melhor emprego na região, de apoios no acesso à habitação para os jovens, apresentámos um programa eleitoral jovem para as Legislativas de 2019, construímos um compêndio de Políticas Públicas Autárquicas e trabalhámos temas relacionados com a Mobilidade e a Educação.

- PUB -

Produzimos propostas sérias e concretas que, quase na sua totalidade, o Governo e as autarquias socialistas e comunistas da região optaram por ignorar, mantendo a sua juventude presa ao imobilismo de quem nos governa.

Apostámos muito na formação dos nossos quadros com duas edições da Academia Política e com o lançamento das primeiras três edições da nossa Escola de Formação Europeia, a EUROSET. Para além disso, iniciámos o projeto ÁGORA, um fórum de discussão entre os autarcas da JSD de todos os concelhos do distrito e lançámos uma plataforma de partilha de informação entre estes.

Por fim, reforçámos a implantação territorial da JSD, que tem agora estruturas autónomas em todos os concelhos da Península de Setúbal, e lançámos as bases para que, brevemente, possamos estender a nossa influência ao sul do Distrito.

A JSD, no nosso Distrito, está viva e pujante e será fundamental para ajudar o PSD a conquistar a sua primeira Câmara Municipal na região e a apresentar uma alternativa a este Governo que tudo faz menos governar.

Dei muito de mim à JSD Distrital de Setúbal. Mas o que a JSD Distrital de Setúbal me deu a mim será sempre incomparavelmente superior.

Às amizades forjadas, aos momentos de trabalho intenso, à política pelo bem comum eu presto este último tributo e despeço-me, por fim, deixando espaço para que outros façam a política que vale a pena.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Helicóptero do INEM foi accionado. Vítima acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal
- PUB -