2 Fevereiro 2023, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoComércio tradicional do antigamente em Setúbal

Comércio tradicional do antigamente em Setúbal

Recordo alguns dos muitos estabelecimentos que existiam em Setúbal, com outros já encerrados e transformados. Por vezes continuo a ser contactado por amigos setubalenses da velha guarda, que me dizem para continuar com o levantamento das memórias da nossa cidade e que recordar esse passado é viver.

- PUB -

E assim continuo, relembrando alguns estabelecimentos, designadamente a Litografia Sado Lda., na Rua Manuel Livério, que já não existe. Hoje é um edifício de uma clínica médica.

A célebre esplanada do cinema ao ar livre, explorada pelas empresas de cinemas que existiam em Setúbal: o Salão Recreio do Povo e o Casino Setubalense, hoje edifício de residências.

Também recordo o Tribunal de Menores, a Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal (ACISTDS) e a loja de habitação transformada num café com bilhares do Marrafa, que foi músico da Capricho Setubalense e sócio do café “Tamar”, que actualmente já não existe.

- PUB -

Na Avenida da Portela, a casa de jogos de máquinas, depois stand de motas, é hoje centro de beleza. Os seguros Fidelidade e a casa de máquinas e balanças, ambas encerradas. Havia ainda uma antiga leprosaria, monumento nacional, portal do século XIV.

A Esquadra da Polícia é hoje uma imobiliária, enquanto a garagem Bocage, de Afonso Rocha, oficina e reparação de automóveis, e o escritório da Sociedade de Adubos Vale da Rosa estão encerrados.

O café restaurante “Painel”, as oficinas de mármores “Ferreira” e a reparação de material de carroças já não existem e destaco o restaurante de peixe assado “Golfinhos” e o Restaurante “Quintal”, do falecido Nelson.

- PUB -

E por hoje fico por aqui, mas as memórias continuam para outras zonas da cidade.

 

Viva Setúbal!

Comentários

- PUB -

Mais populares

Novo 10 de portas fechadas após polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Empresário apresentou proposta ‘promissora’, que acabou por deixar proprietário do espaço de mãos a abanar

Autoeuropa anuncia unidade 1 milhão do T-Roc que vai rodar noutro continente

Número redondo foi anunciado pela direcção da fábrica de Palmela. Automóvel já tem destino traçado

O sangue e o oxigénio dos Tribunais

Ninguém duvida que os oficiais de justiça são essenciais para a Administração da Justiça.
- PUB -