26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoPENSAR SETÚBAL: As analogias entre Pedro Pichardo e meu Pai

PENSAR SETÚBAL: As analogias entre Pedro Pichardo e meu Pai

Principalmente após a 2ª Guerra Mundial, decorrente da generalização e de uma melhoria acentuada nos transportes, acompanhada também de uma progressiva evolução nas mentalidades e consequentemente nos paradigmas, as pessoas circulam cada vez mais neste nosso complexo, mas fascinante mundo.

- PUB -

O contacto e o convívio entre gentes diversas, muitas provenientes de locais remotos, com formas diferente de pensar e de sentir, deve constituir sempre um factor de enriquecimento nos tecidos sócio/político/culturais dos diversos países.

Penso que a Democracia e a Liberdade só podem sair reforçadas com todas estas movimentações.

Num ano anterior, fui professor de uma turma que lhe chamava a “turma arco-íris”. Portugueses, ucranianos, chineses, brasileiros, moldavos, russos, cabo-verdianos, angolanos. Foi uma experiência extremamente enriquecedora.

- PUB -

Nas escolas devemos promover a multiculturalidade como factor de Liberdade.

Quando vejo Pedro Pichardo, lembro-me logo de meu Pai. italiano dos quatro costados, siciliano, proveniente de Catania, entre sopé do vulcão Etna e o mediterrâneo.

Foi o mar que o trouxe e a paixão que o fez ficar por aqui.

- PUB -

Na religião católica existe uma trilogia de montes, localizados actualmente entre o Egipto e Israel, tal como o Monte Sinai, o Monte Sião e o Monte Carmelo. Foi este último nome que os pais lhe atribuíram.

Carmelo. Carmelo Licciardello.

O facto de ser bilingue, de ter sempre presente as duas culturas portuguesas e italianas, constituiu sempre um factor de enriquecimento, quer de cultura, quer de percepção.

O que me leva a Pedro Pichardo, recente campeão europeu do triplo salto.

Pedro Pablo Pichardo nasceu em Santiago de Cuba, em Cuba em 1993. Mais tarde, mudou-se para a capital, Havana por falta de condições para treinar em Santiago e ia com o seu pai e treinador, Jorge Pichardo, de comboio para as competições com a ajuda de amigos que lhes emprestavam dinheiro.

Em 2017, durante um estágio em Estugarda, conseguiu escapar à vigilância dos agentes da segurança do Estado cubano que se encontram sempre presentes nas deslocações ao estrangeiro, motivo pelo qual está proibido de entrar em Cuba.

Antes disso, o atleta já tinha tido vários problemas com a federação cubana. Em 2014 impediram-no de continuar a trabalhar com o pai, tendo sido castigado por um período de um ano.

O pai treinava o filho às escondidas, tendo sido posteriormente impedido de continuar a exercer a profissão de treinador.

Portugal tem procurado ser um país de grande tradição humanista. Numa primeira fase, fomos um país de emigrantes, para o Brasil e Europa, principalmente França.

Hoje somos também um país de acolhimento de pessoas que procuram o nosso país para viverem.

São muito bem-vindos, todos aqueles que vierem por bem.

 

 

Lembro-me perfeitamente de ver meu Pai, italiano de gema, levantar-se do seu lugar no estádio, ao meu lado, e aplaudir com entusiasmo os três golos que o Vitória marcou à Fiorentina e os dois golos ao Inter de Milão.

Recordo-o com muita, muita saudade e emoção. Não viveu para que a sua presença fosse notada, mas para que a sua ausência fosse sentida.

Tudo isto vem provar que, tal como para se ser setubalense genuíno não é necessário ter nascido em Setúbal, também para se ser verdadeiramente português não é imperioso ter nascido em terras lusas.

Pedro Pablo Pichardo que treina em Setúbal e vive no Pinhal Novo conquistou a medalha de ouro nos Europeus multidesportos, em Munique, na Alemanha, juntando assim este título europeu ao olímpico e ao mundial, sagrando-se campeão da Europa do triplo salto ao ‘voar’ 17,50 metros.

Mais importante que tudo, ganhou o nosso respeito, afecto e carinho. E isso vale mais que qualquer medalha.

Caro Pedro. Gosto muito de o ver cantar o hino de Portugal com Alma.

Muitos parabéns e muitas felicidades.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -