26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoPENSAR SETÚBAL: Homenagem a Mikhail Gorbachev

PENSAR SETÚBAL: Homenagem a Mikhail Gorbachev

No passado mês de Agosto faleceu Mikhail Gorbachev, uma das figuras mundiais mais conhecidas, prestigiadas e carismáticas dos séculos XX e XXI.

- PUB -

Acompanhei sempre com muito interesse a sua vida, desde a actividade governativa no governo da União Soviética, até à sua retirada das lides políticas.

Há alguns anos atrás, comprei uma das suas melhores e mais exaustivas biografias, escrita pelo escritor norte-americano William Taubman, onde a figura de Gorbachev nos é apresentada de forma extremamente rigorosa, desde a sua infância, os tempos de universidade, o namoro e casamento com Raissa, a sua ascensão política meteórica, até atingir o lugar do todo-poderoso Secretário-Geral do Partido Comunista da União Soviética, a tentativa de golpe de Estado do qual a sua mulher nunca recuperou, nomeadamente a sua saúde, bem como a perda de controlo da situação e do seu posterior afastamento voluntário.

É um livro cuja leitura recomendo vivamente, baseado em entrevistas com o próprio Gorbachev, documentos dos arquivos russos, entrevistas com os assessores do Kremlin, os seus adversários e líderes estrangeiros, onde nos surge o retrato intensamente pessoal de uma das figuras incontornáveis do nosso tempo.

- PUB -

Após a leitura deste excelente livro, a pergunta surge-me de imediato; como é que as sucessivas lideranças soviéticas protagonizadas por Leonid Brejnev, Yuri Andropov, o todo-poderoso chefe da KGB (de quem Gorbachov era amigo íntimo, gozando férias em conjunto), Konstantin Chernenko e todo o aparelho repressivo comunista, com os famosos ficheiros onde não escapava nada, não se aperceberam do seu passado, bem como do carácter renovador e revolucionário deste jovem secretário-geral com apenas 54 anos?

E, no entanto, se recuarmos à infância de Mikhail Gorbachev, muitos indícios daquilo que seria a sua personalidade e, consequentemente, o seu modus operandi futuro, estão lá.

Quer o avô paterno, Andrei Gorbachev, quer o avô materno, Pantelei Gopkalo foram presos, na sequência da Grande Purga promovida por Estaline. As “quotas” estabelecidas por Moscovo determinavam um número pré-estabelecido de detidos que seriam posteriormente enviados para os Gulags ou simplesmente assassinados com um tiro na nuca, nas caves tenebrosas da NKVD, antecessora do KGB.

- PUB -

Lembro-me” recorda Gorbachev ”depois das detenções, os vizinhos começaram a evitar a nossa casa, como se estivesse infectada; só à noite, e às escondidas, alguém mais próximo nos visitava por breves momentos. Até as crianças da vizinhança me evitavam. Isto espantava-me e acompanhou-me durante toda a vida”.   

O avô Andrei foi preso em 1934, ficando a avó Stepanida a braços com dois filhos mais pequenos, pelo que o pai de Gorbachev, Serguei, que era o irmão mais velho, teve de cuidar de todos.

Quanto ao avô Pantelei, ucraniano de nascimento, era um fervoroso apoiante da revolução comunista, o que não evitou que tivesse sido preso. Condenado à morte, sobreviveu quando o procurador regional reduziu a acusação, do crime capital de liderar uma “organização contra-revolucionária trotskquista de direita secreta”, para o menos grave ”mau desempenho de cargo”.

Libertado em 1938, regressaria a casa. Nesse mesmo dia em que chegou, os familiares mais chegados sentaram-se à volta da mesa tosca da cabana onde viviam, enquanto o avô Pantelei, a chorar, narrava as torturas a que tinha sido submetido. Partiram-lhe ambos os braços, e espancaram-no repetidamente com brutalidade. Embrulharam-no numa pele de ovelha molhada e colocaram-no em cima de um fogão quente.

Mikhail Gorbachev tinha sete anos, mas as torturas a que o avô Pantelei foi submetido, ficaram gravadas de forma indelével na sua mente, determinando uma aversão patológica à violência que o iria acompanhar ao longo da sua vida.

Gorbachev foi um visionário que conseguiu eliminar o totalitarismo comunista não só na União Soviética, mas também em toda a Europa de Leste, trazendo a liberdade de expressão, de reunião e de consciência num país que nunca tinha tido nada disso; ao introduzir eleições livres, estabeleceu os alicerces da Democracia que viriam a ser progressivamente desbaratados com Vladimir Putin.

A guerra na Ucrânia foi para Gorbachev um duro golpe, tendo-o afectado emocional e psicologicamente.

Foi sempre um homem inteligente, de uma grande simplicidade e humanismo.

Prémio Nobel da Paz em 1990.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -