26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoFormação Pós-Graduada: da realização pessoal à progressão na carreira

Formação Pós-Graduada: da realização pessoal à progressão na carreira

A cada novo ano letivo emergem debates e dilemas sobre a educação em geral, a colocação de professores, as carreiras, o sucesso educativo, os currículos, os rankings e vários outros temas que invadem de inquietações professores, educadores e até estudantes. Acredito, cada vez mais, no papel fundamental das instituições que promovem a formação de educadores e de professores na (des)construção de debates, de um discurso mais otimista e que imprima um gosto honesto por uma profissão que um dia se desejou ter.

- PUB -

Nos últimos anos, as reflexões que se faziam sobre a profissão, o profissionalismo e a profissionalidade docente foram substituídas por tantas outras talvez de impacto social mais notório. No entanto, importa não esquecer todos os percursos formativos para lá da profissão que a possam consolidar, transportar para realidades distintas, enriquecer e proporcionar desenvolvimento pessoal e profissional.

Exemplo destes percursos são as Formações Pós-Graduadas (FPG). A este propósito, levei a cabo um estudo, em 2018, que pretendeu analisar o impacto da FPG nos professores, envolvendo 200 profissionais do ensino público e privado em Portugal. O objetivo era avaliar o referido impacto a três níveis: nas salas de aula, nas escolas, e nas práticas investigativas e educativas na comunidade. Tratou-se de uma investigação que surgiu numa altura em que se assistia a um aumento exponencial da frequência por professores de cursos pós-graduados (pós-graduações, mestrados e doutoramentos).

Este estudo revelou que a FPG confere mais-valias no campo do desenvolvimento pessoal, profissional, comportamental, pedagógico e didático. Mas também na aquisição de conhecimentos, no desenvolvimento de competências e em mudança de atitudes com implicações nos diferentes níveis de análise e, em última instância, nas aprendizagens dos alunos. Mais do que um desafio pessoal e profissional, a FPG frequentada por professores revelou-se um desafio para as instituições onde estes profissionais desempenham funções.

- PUB -

É imperativo que as instituições de Ensino Superior Politécnico e Universitário continuem a apostar na formação daqueles que fazem das salas de aula os seus palcos de atuação com planos de estudo ambiciosos, com respostas adequadas à profissão e às exigências sociais. Importa não descurar os desafios e a vontade de continuarem a formar profissionais preocupados com a sua profissão, com o seu profissionalismo e com a sua profissionalidade. Isto independentemente de uma busca incessante do cumprimento de requisitos legais para mudanças de funções nas Escolas e Agrupamentos onde trabalham.

13Hoje, mais uma vez, imbuídos por uma reflexão de natureza pedagógica e influenciada até pela comunicação que se faz em meios e de formas que vão para lá de contextos educativos formais, informais e não formais, não posso deixar de questionar sobre onde estamos e para onde vamos na formação de educadores e de professores em regime inicial, contínuo e pós-graduado.

É importante não negligenciar a promoção de educação e de formação de qualidade, uma formação com sentido e dando sentido às práticas, aos desafios socioeducativos, burocráticos e pessoais. Desta forma, continuaremos a ter profissionais a frequentar FPG que lhes permitam conjugar a realização pessoal com a progressão na carreira enquanto efeitos colaterais de uma aposta formativa. Uma aposta que trará, por convicção pessoal, a mudança de discursos, de práticas e dinâmicas institucionais que terá, certamente, efeitos positivos nas aprendizagens dos nossos estudantes.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -