29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoUm armazém em risco de derrocada no Rio da Figueira

Um armazém em risco de derrocada no Rio da Figueira

O Rio da Figueira foi sempre um local de alguma centralidade, contendo habitações, um restaurante localizado na Estrada de Palmela, próximo da rotunda (Praça do Tratado de Roma) e com atravessamento regular de circulação pedonal e principalmente automóvel que se foi acentuando ao longo dos sucessivos anos, acrescida da existência da referida rotunda e da Av. da Europa.

- PUB -

Com o passar do tempo, todas as construções existentes foram ficando bastante degradadas e o local passou a evidenciar um mau aspecto generalizado, com a consequente ocupação indevida das habitações.

As referidas construções foram sendo progressivamente demolidas, para dar origem a prédios novos, a um restaurante e a uma superfície comercial.

Com as intervenções realizadas, toda a zona ficou bastante melhor e mais apelativa.

- PUB -

Contudo, existem ainda algumas habitações degradadas e um armazém localizado precisamente no cruzamento entre a Estrada de Palmela e a rua Maria Adelaide Rosado Pinto que se encontra pintado de amarelo, mesmo sobranceiro à estrada, praticamente sem nenhum espaço pedonal.

O referido armazém, que outrora era usado como local de armazenamento de botijas de gás, ocupa ainda uma área considerável de espaço.

Ao que tudo indica, foi abandonado e logo se começaram a evidenciar os primeiros sintomas de degradação que se têm vindo a agravar ao longo dos sucessivos anos.

- PUB -

As paredes estão todas rachadas, com fendas estruturais e o telhado duplo encontra-se todo abaulado, com fortes indícios de queda iminente que a ocorrer, acarretaria perigos potenciais, não só para quem circula de forma pedonal, como também rodoviária.

Embora não tenha conseguido aceder ao seu interior, os vidros encontram-se quebrados do lado da estrada, pelo que se detecta imediatamente lixo espalhado por todo o lado.

Da parte lateral, quer do lado da rua Maria Adelaide Rosado Pinto, quer do lado oposto adjacente à superfície comercial, existe um terreno completamente imundo, onde consegui detectar perfeitamente ratos a percorrerem o espaço, bem como indícios nítidos de utilização regular do imóvel.

Tais situações foram-me confirmadas pelos comerciantes da zona, nomeadamente a existência de ratos, bem como a sua utilização para dormida de algumas pessoas, provavelmente por sem-abrigo.

Chamo daqui a especial atenção da Câmara Municipal de Setúbal para a existência deste imóvel que não apresenta as condições mínimas de salubridade, nem de segurança de pessoas e bens.

Os comerciantes não me souberam responder à questão da pertença do referido armazém, se é camarário ou se pertence ao domínio privado.

Ainda segundo os comerciantes locais quando da inauguração da superfície comercial, ocorrida em 2017, foi prometido por técnicos da CMS que estaria prevista a sua demolição para breve.

Passados cinco anos, o armazém ainda lá continua.

Seja como for, existe algo que se me afigura particularmente evidente. O armazém, tal como está, não oferece as condições mínimas, nem de segurança, nem de salubridade, pelo que deve ser demolido o mais rapidamente possível.

Fica aqui o alerta para quem de direito.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -