11 Agosto 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoRecordando a tragédia de Setúbal dos ingleses no rio Sado. Setúbal Terra...

Recordando a tragédia de Setúbal dos ingleses no rio Sado. Setúbal Terra de Peixe

Foi em 20 de Outubro de 1950 que esta infeliz tragédia decorreu em Setúbal, e com os meus 20 anos de então, ainda me recordo dessas cenas fúnebres da morte dos seis oficiais ingleses que caíram no Sado, da quinta flotilha “Home Fleet” que se encontrava no cais três da junta autónoma, comandada pelo almirante Sir Philip L. Alegres, e numa festa que o comandante Benson oferecia na sua quinta de Vanicelos nos arredores de Setúbal.

- PUB -

No percurso dessa festa, numa noite com neblina, e de muita chuva, espreitava a fatalidade, em vez de tomar a direção da saída do cais, o carro avançou ao longo do pontão cais, precipitando o Rover no Sado, arrastando consigo todos os seus ocupantes para uma morte inglória e brutal.

O ex-aluno do orfanato Diamantino Fernandes da Silva e bombeiro municipal, ainda assistiu a esta infeliz tragédia, e acabou por ser vítima de um colapso cardíaco perante esta brutal imagem. Não resistiu às operações de levantamento do carro com todos os ocupantes mortos e horas depois morreu. O Diamantino deixou três filhos, todos menores, de 4, 9 e 12 anos de idade.

Nos funerais dos oficiais ingleses e do malogrado bombeiro Diamantino Fernandes da Silva, durante o percurso de todo o cortejo era ver os rostos angustiados em lágrimas de dor do povo setubalense, acompanhado pelos bombeiros, Guarda Nacional Republicana, regimento de infantaria onze e artilharia de costa, marinheiros portugueses e ingleses, entidades inglesas e portuguesas, num cortejo que a cidade acompanhou com muita dor, pesar e que a deixou de luto, como uma grande multidão no préstito.

- PUB -

E assim recordo com muita tristeza esta infeliz tragédia dos ingleses no rio Sado.

Comentários

- PUB -

Mais populares

PSP de Setúbal sem meios para se deslocar a atropelamento em frente à esquadra

Acidente na Avenida Luísa Tody fez uma vítima de 88 anos

Hospital da Luz Setúbal confirma nova clínica no centro da cidade

Dr. José Ferreira Santos, director clínico do estabelecimento, confirma pólo adicional para aproximar clientes do centro hospitalar

Histórica estação rodoviária na 5 de Outubro vai dar lugar a supermercado Continente

Edifício está a ser alvo de estudos há cerca de uma semana, com o objectivo de abrir espaço do grupo Sonae
- PUB -