27 Junho 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioOpinião“Maravilhoso Mundo Maravilhoso” (Leia-se ao som da voz de Marco Paulo)

“Maravilhoso Mundo Maravilhoso” (Leia-se ao som da voz de Marco Paulo)

“Maravilhoso mundo maravilhoso ”ouve-se há muitas semanas na televisão… e mudando de canal vêem-se as cidades da Ucrânia arrasadas pelo fogo constante das tropas de Putin, ou as crianças e idosos vivendo há dias e dias nas caves dos seus prédios em ruinas!

- PUB -

Mas andando, enfastiados e nauseados para outro canal mostram-nos valas comuns cheias de cadáveres, alguns executados de mãos atadas!

“Maravilhoso! Mundo Maravilhoso! E na internet mostram-nos as mulheres afegãs privadas de tudo, reduzidas a “coisas” sem qualquer dignidade! Ah! Mas mudo de veículo informativo e ouço uma Assembleia qualquer, com centenas de altos dignatários de muitos e variados países a discutirem quem deve ou quem não deve pertencer à União Europeia, enquanto os ucranianos morrem quais cordeiros sacrificiais num altar, para salvar – dizem – a Europa dum perigo atómico!

“Maravilhoso mundo maravilhoso! E assisto a uma reportagem sobre os bairros de lata nas periferias de Lisboa com – por exemplo – uma cena edificante duma retroescavadora destruindo uma casa, certamente por boa razão legal, sob protecção da polícia de choque e perante os olhares chorosos de quem lá se abrigava do frio e da chuva!

- PUB -

Agoniado mudo de canal e ouço um advogado explicando as razões pelas quais se não pode prender um qualquer ricalhaço que vigarizou nas suas funções uns centos de cidadãos que nele confiaram os seus parcos dinheiros ganhados durante anos com o suor do seu rosto!

Maravilhoso, mundo maravilhoso! E desde manhã até á noite ouço e vejo a odisseia das nossas mulheres grávidas a terem de andar quilómetros e quilómetros de ambulância procurando um serviço de obstetrícia aberto! Ou ouço um idoso lamentando que a sua consulta fora adiada “sine die” e a sua neoplasia gástrica está avançando alheia ao que se passa no mundo envolvente.

E noutro canal um director dum serviço duma outra especialidade declara que não tem médicos para preencher a sua escala das urgências ou mesmo das consultas! Então e a maior conquista do 25 de Abril – o nosso SNS – quem lhe acode? Neste caso fiquei mais tranquilo pois a Sr.ª ministra resolveu o problema com mais uma comissão de estudo e um grupo de trabalho! “Maravilhoso, mundo maravilhoso!”

- PUB -

Temos um governo com o seu orçamento aprovado, temos uma Assembleia Geral da Nações Unidas marcada, temos o Primeiros ministros dos três grandes da Europa prometendo mundos e fundos (isto é armas e dinheiro!) á Ucrânia e….ficamos mais descansados.

A Alemanha concorda com o boicote do gaz à Rússia – que bom! Vai incrementar o uso do carvão como combustível e…aumentar os efeitos de estufa que – dizem – vão tornar o nosso planeta inabitável dentro de meio século – não sei porquê lembrei-me que tenho bisnetinhas a crescer e…para nascer!!

Afinal quando se vê ou lê a concretização de medidas – a que chamam estruturais – que tornem este mundo tolerável? Quando teremos homens e mulheres que tomem a peito a caminhada para – de facto – um mundo muito mais maravilhoso (!) do que este em que estamos vivendo presentemente?

Só tenho ouvido uma voz credível dizendo que a economia que nos rege “Mata”! Dizendo que “ou nos juntamos fraternalmente todos, ou morremos todos!” E essa voz é a do Bispo de Roma que quere mudar radicalmente a nossa Igreja e não sente o apoio que seria de esperar – pelo menos – dos que se dizem cristãos.

E quando poderemos ser todos nós e não apenas o decano Marco Paulo a dizer Maravilhoso, Mundo Maravilhoso!

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -