26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoA descentralização, uma lista de tarefas sem meios!

A descentralização, uma lista de tarefas sem meios!

A lei 50/2018 veio conferir ao governo central a capacidade de descentralizar competências em mais de 20 áreas onde tradicionalmente este tinha poder absoluto, passando agora essa competência para os municípios.

- PUB -

Por princípio, o Chega acredita que a descentralização de competências é o caminho certo, acreditamos que a política de proximidade pode realmente beneficiar a população e a necessidade de resolução de problemas imediatos.

Nos últimos dias visitei agrupamentos de escolas em Setúbal. As queixas das Associações de Pais são muitas:  falta de meios, falta de pavilhões, falta de zonas de convívio, etc… até aqui nada de novo quando sabemos que o problema é nacional e tem muitos anos. A surpresa vem quando ouvi responsáveis a querer culpar, perante os pais, uns em detrimento de outros.

De acordo com a Lei da descentralização, e citando o Artigo 11, referente à Educação: “1- É competência dos órgãos municipais particular no planeamento, na gestão e na realização de investimentos relativos aos estabelecimentos públicos de educação e de ensino integrados na rede pública dos 2º e 3º ciclos de ensino básico e do ensino secundário, incluindo o profissional, nomeadamente na sua construção, equipamento e manutenção”, faço esta citação para provar, sim provar, que a responsabilidade também da construção é dos municípios, a “venda de banha da cobra” de que não é, apenas tem um objetivo: desresponsabilizar quem tem de fazer a obra.

- PUB -

As direções escolares e de agrupamentos de escolas têm feito milagres ao gerir os equipamentos escolares com poucos meios ao longo dos últimos anos, as direções devem estar focadas nas questões pedagógicas e não nas obras, nas manutenções, e são elas quem as tem feito. Achamos tudo isto normal, transformamos e obrigamos os professores mal pagos, com uma carreira penosa na progressão a fazer o trabalho do estado e agora também dos municípios.

É isto que criticamos , a forma como estão a gerir a descentralização, é uma oportunidade única que está a ser perdida.

Os municípios têm agora responsabilidade e têm de fazer, não podem continuar a atirar a culpa para cima dos outros e fugir às responsabilidades que a lei lhes confere. Assim como alguns responsáveis pedagógicos devem estar mais preocupados com o plano educativo e a autoridade do professor na sala de aula do que em defender ideologias de género, que em nada melhoram as condições na escola para as crianças.

- PUB -

Defendemos e continuaremos a dizer, que além do tema da descentralização é urgente que a esquerda entenda que o Ministério deveria ser do Ensino, porque a Educação  é dada em casa.

Bruno Nunes
Deputado do Chega
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -