27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoA necessidade e uma Europa forte, consistente e unida (1ª parte): China...

A necessidade e uma Europa forte, consistente e unida (1ª parte): China e Rússia

Se existe algo que esta malfadada guerra na Ucrânia veio salientar é a importância da Europa como epicentro político, económico e social.

- PUB -

Somos europeus, filhos de uma casa comum, com línguas, culturas, formas de encararmos a vida e nos encararmos a nós próprios, diversas.

Esta diversidade deve constituir sempre um factor acrescido de enriquecimento. Gostaria de viver em poucos sítios que não fosse na boa e velha Europa.

Partilhamos um denominador comum: a Democracia, com tudo aquilo que lhe está associado; o carácter sagrado do voto, a paz, a tolerância, a imprensa livre, a diversidade de opiniões, a escolaridade, o desenvolvimento empresarial, a dimensão social, a cultura, o desporto, o respeito pelas opções filosóficas, religiosas, políticas e sexuais de cada um.

- PUB -

Contudo, a Europa tem de se confrontar com três vértices distintos; dois exógenos, China e Rússia e o outro endógeno, os Estados Unidos.

Comecemos pela China. Com a tentativa desastrada de ocultar o início e a disseminação do Covid-19 e agora com os novos casos a aumentarem significativamente, os habitantes de Xangai decidiram protestar à janela contra as medidas de confinamento. A resposta das autoridades chegou por drone: “Controle o seu desejo de liberdade. Não abra a janela, nem cante“.

Esta frase sintetiza magnificamente aquilo que se tem passado na China desde 1949, altura em que o Partido Comunista Chinês alcançou o poder pelas armas. E nunca mais o largou.

- PUB -

Setenta e três anos no poder. Partido único.

Não tenho qualquer simpatia pelo regime chinês. Acho que é uma mistura cínica, oportunista e perigosa de comunismo, capitalismo e sub-desenvolvimento.

O comunismo condiciona a sociedade, o pensamento, a liberdade. As autoridades não apenas bloqueiam o acesso aos conteúdos digitais, mas também monitorizam o acesso de cada cidadão à Internet. Com o Covid-19, optaram pela omissão deliberada e criminosa de informação crucial.

O pai de Xi Jinping caiu em desgraça durante a Revolução Cultural e o filho, o futuro grande líder, teve de viver numa caverna.

O capitalismo promove e incentiva empresas que exploram os trabalhadores, com horários penosos que excedem por vezes as dez horas por dia, seis dias por semana, salários ainda baixos, somente com 5 a 15 dias de férias pagas. Para além disso, utilizam matérias-primas de baixa qualidade, fazendo concorrência desleal ao resto do mundo, invadindo-nos com muitos produtos baratos, mas de qualidade muito duvidosa, Made in China.

Por último, o sub-desenvolvimento. Estou firmemente convencido que o vírus Covid-19 surgiu e se disseminou em Wuhan, devido ao convívio promíscuo e insalubre entre pessoas e animais selvagens, nomeadamente nos mercados.

Já vi mercados chineses onde as condições de higiene e salubridade são de pôr os cabelos em pé, com líquidos orgânicos nauseabundos a escorrerem pelas bancadas e pavimentos. Cães e gatos mortos na hora, com uma paulada na cabeça.

Quanto à Rússia, também não tenho qualquer simpatia pelo regime, pelos mesmos motivos invocados anteriormente, relativamente à China.

Desde a Rússia czarista, passando pela União Soviética comunista e pela Rússia de Putin, temos uma característica comum: o expansionismo territorial.

Arménia, Azerbaijão, Bielorrússia, Carélia, parte de Salla, a península de Kalastajasaarento, quatro ilhas pequenas no mar Báltico (retiradas à Finlândia), Cazaquistão, Estónia, Geórgia, Kaliningrado (retirado à Alemanha), Letónia, Lituânia, Moldávia (retirada à Roménia), Quirguistão, Tajquistão, Turcomenistão, Ucrânia, Uzbequistão.

Vladimir Putin limita-se a seguir a mesma metodologia. A 16 de Agosto de 1999, três semanas depois de ter sido eleito primeiro-ministro da Rússia, avançou com uma ofensiva na Chechénia, esmagando qualquer veleidade de nacionalismo emergente; em 2008, invadiu a Geórgia, anexando a Abecásia e a Ossétia do Sul, e em 2014, invadiu a Ucrânia e anexou a Crimeia.

Em 2022, invadiu a Ucrânia de novo. Ao que tudo indica, com um rasto de crimes de guerra, roubos e violações de mulheres generalizadas.

Tal como sucedeu com o Exército Vermelho, durante o final da 2ª Guerra Mundial.

Continuamos para a semana.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -