5 Julho 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioOpiniãoO Seixal prossegue no bom caminho

O Seixal prossegue no bom caminho

Gerido pela FEPU, depois CDU, desde as primeiras eleições autárquicas depois do 25 de Abril, um conjunto de recentes iniciativas e realizações, confirmam o concelho do Seixal como um dos que, a nível nacional, melhores condições de vida proporciona.

- PUB -

Portanto, confirma-se a boa gestão desta força política e a sua divisa: “Trabalho, Honestidade, Competência”. A sua privilegiada situação geográfica, com a frente ribeirinha, tem sido potenciada pelos sucessivos executivos autárquicos (câmara municipal e juntas de freguesia).

E o “Seixal, uma Baía no Coração do Tejo”, esse enorme ecossistema com zonas específicas riquíssimas em fauna e flora como o Sapal de Corroios, são um bem para o meio-ambiente com a sua importantíssima função de fotossíntese, para a avifauna, para a população local e para o turismo.

Concretamente, esta importante zona lacustre, tem merecido o estudo e divulgação de técnicos especializados, como o professor Manuel Lima, um profundo conhecedor da matéria. Ainda recentemente (terminou no passado domingo) decorreu no Moinho de Maré de Corroios, o Ciclo de Conversas sobre a Biodiversidade que a CM do Seixal promoveu.

- PUB -

E dois importantes projectos também da câmara municipal já em fase final de construção, o Parque Urbano de Miratejo e o Centro Náutico da Amora, vêm valorizar extraordinariamente a frente ribeirinha, a região e até o País.

O primeiro, consiste na articulação entre o Moinho de Maré de Corroios e a Olaria Romana da Quinta do Rouxinol. Onde, durante os trabalhos, foram encontrados mais achados arqueológicos. Concretamente, outros fornos que serão enquadrados na intervenção em curso, também um Centro de Interpretação Ambiental, e um percurso pedonal junto ao sapal.

O segundo, é, evidentemente, uma enorme mais-valia para toda a actividade náutica e maior capacidade de armazenamento de embarcações e aprestos. Ainda no intuito de bem servir a população, nos campos desportivo e cultural, alguns importantes eventos de repercussão nacional, devem ser referidos.

- PUB -

Por exemplo, a Seixalíada que movimenta milhares de atletas do vasto Movimento Associativo local e não só, o Festival de Teatro do Seixal, e o Seixaljazz. Agora com a inovação, Seixaljazz Vai à Escola.

À escola dos 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo, criando novos públicos e incentivando a descoberta de talentos entre a rapaziada desta faixa etária. Muito mais podia ser destacado se o espaço o permitisse. Termino com o seguinte: o papel da CMS e juntas de freguesia no combate à pandemia e no apoio às populações com maiores dificuldades.

Por exemplo, na sua deslocação a qualquer dos três Centros de Vacinação Municipais. Seixal, Amora e Corroios. Este, funcionando em instalações da própria Junta de Freguesia local, o Pavilhão Multiusos do Parque Urbano da Quinta da Marialva.

Outro aspecto muito importante para as populações e para o meio-ambiente, é a limpeza urbana. O resultado do esforço que a Autarquia tem feito neste sentido, é francamente positivo. Ex-bancário

Comentários

Francisco Ramalho
Professor, Corroios
- PUB -

Mais populares

Programa Festas Populares São Pedro Montijo 2022

Consulte o programa na íntegra das Festas Populares de São Pedro, que arrancam na terça-feira (28 de Junho)

PSP deteve em flagrante homem a furtar catalisadores

Dono de uma das viaturas alertou a PSP, que conseguiu interceptar o indivíduo no local

Morte da menina de três anos vítima de maus-tratos provocada por mais de 50 pancadas

Autópsia a Jéssica Biscaia revela deslocamento do crânio e lesões internas fatais. Mãe pode vir a ser constituída arguida
- PUB -