26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoVitória, 2 – Inter de Milão, 0

Vitória, 2 – Inter de Milão, 0

Confesso que já andava com saudades de escrever sobre o nosso Vitória. Eu, quando falo do nosso clube, faço-o sempre por dois motivos; por tudo e por nada.

- PUB -

Vamos então recordar uma efeméride memorável, que vivenciei em directo, na bancada coberta, mesmo a meio do relvado.

Em 1972, para a Taça UEFA, o Vitória defrontou o todo-poderoso Inter de Milão, que já tinha sido Campeão Europeu em dois anos consecutivos (1963 e 1964), recheado de futebolistas de altíssima qualidade, tais como Bordon, Facchetti, Bini, Burgnich, Oriali, Mazzola e Boninsegna, que se tinham sagrado Vice-Campeões do Mundo, no Mundial do México, dois anos antes, em 1970.

Equipa temível, poderosa, um dos gigantes da Europa do futebol, claramente favorito na disputa a realizar-se a duas mãos.

- PUB -

Contudo, não levaram em linha de conta, que o Vitória Futebol Clube tinha acabado de eliminar, no mês e na eliminatória anterior, a também poderosa Fiorentina, com os resultados de 1-0 e 1-2, tal como tinha sucedido em 1969.

A primeira mão da eliminatória realizou-se em Setúbal, a 29 de Novembro de 1972, no Estádio do Bonfim, completamente repleto de um público entusiasta, que incentivou a equipa durante todo o desafio.

Alinharam pelo Vitoria, Joaquim Torres, Rebelo, Carlos Cardoso, José Mendes, Carriço, Conceição, Octávio, José Maria, José Torres, Duda, Arcanjo e Guerreiro. O treinador era José Maria Pedroto.

- PUB -

Alguns infelizmente já desaparecidos, tais como Pedroto, Joaquim Torres, Conceição, José Torres, Duda e Arcanjo, aproveitando esta ocasião, para lhes prestar aqui a minha sentida e comovida homenagem.

Esta era uma equipa de sonho, de luxo, de grande qualidade, tacticamente soberbos, praticando um futebol belo, apoiado, de excelente recorte técnico.

Desde o primeiro até ao derradeiro minuto, o Vitória carregou no acelerador, com trocas de bola constante, lançamentos frontais e laterais para as costas da defesa italiana.

O Inter de Milão esteve e manteve-se completamente atordoado, sem capacidade de reacção, sem fio de jogo, remetendo-se à defesa, com esporádicos e inconsequentes contra-ataques.

Logo aos 13 minutos, Duda inaugurou o marcador, mantendo o Vitória sempre a dinâmica ofensiva.

Durante a primeira e segunda parte, o perigo rondou sempre a baliza de Bordon.

Sandro Mazzola (filho do grande Valentino Mazzola, tragicamente desaparecido num acidente de aviação, que vitimou toda a equipa do Torino), vociferava, agitava-se, fazia gestos para incentivar os companheiros, sem qualquer efeito prático.

No declinar da partida, e na sequência de mais um movimento ofensivo rápido, Bini colocou a bola na própria baliza.

Foi um delírio. Cerca 30 mil pessoas em uníssono a gritarem “Vitória, Vitória”.

Quinze dias depois, em Milão, no Estádio de S. Siro, o Vitória perderia por 1-2 (vi na televisão), vencendo a eliminatória.

O Vitória Futebol Clube é um dos clubes mais prestigiados do futebol português. Vice-campeão nacional, vencedor de três Taças de Portugal, uma Taça da Liga, Supertaça Ibérica, Taça Teresa Herrera, Mini-Copa do Mundo, dois Troféus Ibéricos, três Taças Ribeiro dos Reis, entre outros, dezenas de participações em competições europeias, onde eliminou equipas tais como o Liverpool, Leeds United, Inter de Milão, Fiorentina, Spartak de Moscovo, Anderlecht, Lyon, Rapid Bucareste, Hajduk Split, entre muitas outras.

Foram onze anos consecutivos com presenças ininterruptas nas competições europeias, onde o Vitória Futebol Clube era conhecido, temido e respeitado por essa Europa fora.

Havemos de regressar ao lugar que é nosso por direito.

Fica aqui a evocação de um dos pontos mais altos da história do Vitória Futebol Clube.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -