3 Maio 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoEstejamos atentos e activos

Estejamos atentos e activos

Mais pormenorizadamente, voltamos hoje ao tema. De quem foi a culpa pela convocação de eleições antecipadas? Quem beneficiou com elas, já sabemos. Além dos do costume, PS e PSD, também a “nova” direita (Iniciativa Liberal) beneficiou, e muito, como a extrema-direita.

- PUB -

Já alguém estará a interrogar: “Também o PSD?”. Sim, também o PSD! Porquê? Porque, mesmo assim teve um resultado muito além do que o que merecia. Assim como, mais ainda pelo resultado que conseguiu, o PS.

A prova disso foi o enorme aumento do partido da extrema-direita. Tratou-se, evidentemente, de um protesto pela desilusão com as políticas dos dois partidos que se alternam no poder há mais de 40 anos. Mas o imenso poder dos média, controlados pelos dois partidos consecutivamente mais votados e propriedade do poder económico que representam, dando uma reduzidíssima voz à oposição, nomeadamente ao PCP, impede, quase totalmente, a sua justa valorização nas urnas.

Irá o novo governo/PS, agora com a tão desejada maioria absoluta, cumprir com as propostas que não quis aceitar nas negociações com os partidos à sua esquerda? Mais que evidente, não.

- PUB -

Portanto, a ‘hemorragia’ de pessoal do Serviço Nacional de Saúde para os privados, por melhor remuneração e condições de trabalho, a precariedade laboral, os baixos salários e pensões de reforma, a desertificação do interior e outras matérias de interesse nacional, irão ter solução?

Como já aqui escrevi, um dos grandes males que nos afecta, assim como outros países, evidentemente, é a subordinação da social-democracia, onde se situa o PS, ao capitalismo, e não só. Também no plano da política externa, como país membro da NATO e alinhado com o imperialismo norte-americano.

Portanto, com estes resultados eleitorais, o país mais desenvolvido e justo em benefício da esmagadora maioria do nosso povo, fica mais distante.

- PUB -

Repare-se neste exemplo: além da exploração de culturas intensivas e super-intensivas, sobretudo de olival e amendoal no Alentejo e até já na Beira Baixa e no Algarve, em que se utilizam quantidades industriais de pesticidas e fertilizantes, esgotando e contaminando os solos e destruindo habitats, flora e fauna endémicas da região, vem agora o senhor ministro Matos Fernandes afirmar que a exploração de lítio no centro e norte do País será benéfica.

Portanto, este é o mote para que o Governo de maioria absoluta do PS avalie mais este ataque ao ambiente nas referidas zonas do País. Assim, a estabilidade prometida e desejada por quem foi no ‘canto de sereia’ da comunicação social dominante, é de esperar?
Partidos como o PCP, que sempre se bateu, mesmo enfrentando o fascismo, pelos interesses do povo e do país, será razoável esperar-se que fique impávido e sereno? Em nome do quê e de quem?

Mesmo outros partidos e muitos milhares de democratas? Apesar de tudo, não tememos que o PS restrinja as liberdades tão duramente conquistadas e que o 25 de Abril consagrou. Portanto, estejamos atentos e activos. E novas eleições virão…

Francisco Ramalho
Professor, Corroios
- PUB -

Mais populares

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -