27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpinião“Fonte Centenária”: Recordando o setubalense que idealizou a prenda à cidade de...

“Fonte Centenária”: Recordando o setubalense que idealizou a prenda à cidade de Setúbal

Nascido na Praça de Bocage, na antiga freguesia de São Julião, Álvaro Carvalho Pinto foi aluno da Escola Primária Conde de Ferreira e da Escola Industrial e Comercial Sebastião da Gama, antiga Escola João Vaz.

- PUB -

Faleceu no dia 29 de Abril de 2002. Por ocasião do seu falecimento, houve a aprovação de um voto de pesar e a promessa da atribuição do seu nome a uma rua da cidade de Setúbal. No entanto, após o seu falecimento, tem sido dado o nome a várias ruas, avenidas, largos e pracetas e o meu irmão Álvaro continua no esquecimento da atribuição do seu nome a uma rua com o seu nome.

Enfim, é a vida e é a sociedade que, por vezes, ainda temos, mas até quando? Setubalense de “gema”, amava e adorava loucamente a sua, a nossa, cidade de Setúbal.

A partir de Moçambique, na cidade da Beira, foi ele quem tomou a iniciativa de oferecer como prenda à cidade a Fonte Luminosa, que hoje é centenária, para a qual os setubalenses contribuíram com os seus donativos e que contou com a colaboração da Câmara Municipal, de entidades oficiais e particulares.

- PUB -

Assim conseguiu-se oferecer como prenda à cidade, aquando da comemoração dos cem anos. A Fonte Luminosa continua hoje a perpetuar, e muito bem, na lindíssima e belíssima Avenida Luísa Todi.

No entanto, junto à Fonte deveria de existir uma placa, a contar a história, com o fim de dar a conhecer aos visitantes o seu significado, em como foi uma prenda oferecida à cidade quando fez cem anos e que é, por isso, que se chama “Fonte Centenária”.

O amor que tinha pela cidade era de tal maneira grande que foi o meu irmão quem sugeriu o nome daquela que é hoje a “Praça de Portugal”.

- PUB -

Em Moçambique, conseguiu organizar uma grande festa vitoriana, no Hotel Savoy, na cidade da Beira, abrilhantada pelo ilustre pianista setubalense Tobias Valido, onde a receita angariada nesse evento foi enviada para a respectiva comissão para ajudar na construção do Estádio do Vitória.

E assim recordo, com muitas saudades, o setubalense e meu irmão Álvaro Carvalho Pinto.

Paz à sua Alma, Viva Setúbal!

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -