26 Janeiro 2023, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoSetúbal Terra de Peixe

Setúbal Terra de Peixe

No muro da antiga Escola Industrial e Comercial de João Vaz na Avenida Luísa Todi, em Setúbal, está patente o mural fauna marítima do rio Sado, que foi inaugurado a 25 de Abril de 2021 pela anterior presidente da Câmara, Maria das Dores Meira, junto à adega típica Leo do Petisco, que tem como especialidade o choco frito.

- PUB -

É um maravilhoso painel, que foi feito com muita imaginação, num quadro turístico dedicado à fauna do rio azul, com o nome e as características de cada peixe, que dão a conhecer a riqueza do peixe do rio Sado.

É de louvar a ideia e a iniciativa desse painel, com a frigideira e um choco, com a diversidade dos seguintes peixes: charroco, alcorraz, besugo, carapau, cavala, dourada, linguado, pargo, pregado, robalo, salmonete, sardinha e sargo. E é ver como os turistas que passam se juntam a esta obra a fotogravar e a filmar esta beleza da cidade sadina.

Mas em contrapartida, na Avenida Luísa Todi, próximo do café “Esplanada Laranja”, os golfinhos estão mal nesse local, abandonados, desprezados, lixo e repuxos sem água.

- PUB -

Os golfinhos deviam regressar ao local original, na rotunda, numa das principais entradas da Avenida Luísa Todi e assim realçar melhor a beleza e o quadro turístico aos visitantes, os golfinhos do sado.

Em frente dessa rotunda, outra tristeza, o parque das escolas, hoje Zeca Afonso, abandonado, sem vida, onde muito antes realizavam a Feira de Sant’Iago e o local continua deserto, porquê?

Poderia ser, por exemplo, um segundo parque como o belíssimo Parque Urbano da Albarquel, mas faltam as pessoas certas nos lugares técnicos, porquê? Técnicos e valores não faltam, possivelmente vontade política, será?…

- PUB -

Esperamos melhores dias, mas tenho fé que apareça alguém com iniciativa, capacidade, gestão e gosto para resolver estes problemas, pois eles fazem parte do desenvolvimento do turismo da nossa cidade e País.

E Setúbal merece e agradece.

Viva Setúbal!

Comentários

- PUB -

Mais populares

Pai herói salva filha bebé de incêndio que destruiu habitação [actualizada]

Entrou em habitação em chamas e conseguiu resgatar a bebé. Sinistro destruiu o 1.º piso da habitação

Comando dos Bombeiros do Montijo repudia críticas sobre combate ao fogo de sexta-feira

Reacção surge na sequência de vídeos e comentários publicados nas redes sociais 

Sexta-feliz chega ao concelho para dar “mais tempo” aos funcionários

PartYard decidiu dar as tardes de sexta-feira aos trabalhadores para melhorar o seu rendimento
- PUB -