13 Agosto 2022, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoSetúbal Terra de Peixe

Setúbal Terra de Peixe

No muro da antiga Escola Industrial e Comercial de João Vaz na Avenida Luísa Todi, em Setúbal, está patente o mural fauna marítima do rio Sado, que foi inaugurado a 25 de Abril de 2021 pela anterior presidente da Câmara, Maria das Dores Meira, junto à adega típica Leo do Petisco, que tem como especialidade o choco frito.

- PUB -

É um maravilhoso painel, que foi feito com muita imaginação, num quadro turístico dedicado à fauna do rio azul, com o nome e as características de cada peixe, que dão a conhecer a riqueza do peixe do rio Sado.

É de louvar a ideia e a iniciativa desse painel, com a frigideira e um choco, com a diversidade dos seguintes peixes: charroco, alcorraz, besugo, carapau, cavala, dourada, linguado, pargo, pregado, robalo, salmonete, sardinha e sargo. E é ver como os turistas que passam se juntam a esta obra a fotogravar e a filmar esta beleza da cidade sadina.

Mas em contrapartida, na Avenida Luísa Todi, próximo do café “Esplanada Laranja”, os golfinhos estão mal nesse local, abandonados, desprezados, lixo e repuxos sem água.

- PUB -

Os golfinhos deviam regressar ao local original, na rotunda, numa das principais entradas da Avenida Luísa Todi e assim realçar melhor a beleza e o quadro turístico aos visitantes, os golfinhos do sado.

Em frente dessa rotunda, outra tristeza, o parque das escolas, hoje Zeca Afonso, abandonado, sem vida, onde muito antes realizavam a Feira de Sant’Iago e o local continua deserto, porquê?

Poderia ser, por exemplo, um segundo parque como o belíssimo Parque Urbano da Albarquel, mas faltam as pessoas certas nos lugares técnicos, porquê? Técnicos e valores não faltam, possivelmente vontade política, será?…

- PUB -

Esperamos melhores dias, mas tenho fé que apareça alguém com iniciativa, capacidade, gestão e gosto para resolver estes problemas, pois eles fazem parte do desenvolvimento do turismo da nossa cidade e País.

E Setúbal merece e agradece.

Viva Setúbal!

Comentários

- PUB -

Mais populares

PSP de Setúbal sem meios para se deslocar a atropelamento em frente à esquadra

Acidente na Avenida Luísa Tody fez uma vítima de 88 anos

Hospital da Luz Setúbal confirma nova clínica no centro da cidade

Dr. José Ferreira Santos, director clínico do estabelecimento, confirma pólo adicional para aproximar clientes do centro hospitalar

Festas do Barrete Verde com sardinhada, bailes e toiros em verdadeira largada brava

Um gostam, outros nem por isso, mas o certo é que a vila de Alcochete enche nas Festas do Barrete Verde
- PUB -