19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoSeixal aposta na fixação de novas empresas

Seixal aposta na fixação de novas empresas

O desenvolvimento económico é uma parte essencial do progresso de uma comunidade e do seu território. Integrado numa política de âmbito nacional, a autarquia do Seixal aposta na fixação de novas empresas, valorizando a matriz produtiva do concelho e promovendo a sustentabilidade entre a atividade económica e a vida das populações.

- PUB -

O Seixal tem muitos e bons espaços para acolher várias empresas. O projeto Lisbon South Bay veio evidenciar ainda mais a capacidade que o nosso concelho tem para acolher novos projectos empresariais, desde multinacionais a pequenas e médias empresas.

Somos permanentemente contactados por investidores nacionais e estrangeiros que pretendem fixar-se no nosso concelho, e mantemos uma boa relação com todos de maneira a conseguirmos dinamizar o que de melhor temos e ao mesmo tempo criar mais e melhores empregos para a nossa população.

Mantemos a promoção da instalação de novas empresas, a fixar nas 9 áreas de oportunidade previstas no PDM, com destaque para a zona a sul da A33, na Amora, com 110 hectares e para a área junto à Siderurgia Nacional com 67 hectares.

- PUB -

Temos também planeada a construção do Centro de Inovação Criativa do Seixal para apoiar o lançamento de novas empresas e cooperativas e também o Balcão de Apoio às empresas do concelho do Seixal.

A qualidade das nossas empresas é também um factor distintivo. No distrito de Setúbal foram certificadas 448 empresas com o PME Líder 2020. O Concelho do Seixal tem o maior número de empresas certificadas: 84, o que representa 18,8% do total, um acréscimo de 12, relativamente ao ano anterior.

Ao nível da distribuição sectorial, o Concelho do Seixal apresenta o Comércio (19%) com o maior número de empresas certificadas, seguindo-se a Construção (13%), o Alojamento, Restauração e Similares (10%) e os Transportes (4%).

- PUB -

A promoção do desenvolvimento turístico é outro pilar de desenvolvimento económico e social que ambicionamos, assente na qualificação da Baía do Seixal, com a náutica de recreio, a restauração e actividades de lazer.

Podemos aqui destacar os projectos de turismo que estão em curso/projectados, como é exemplo o Hotel Mundet, já está em construção, a Pousada da Juventude a instalar na Quinta da Trindade ou o Eco-Resort do Seixal na península da Ponta dos Corvos.

Na área do lazer e cultura também tem sido feita uma grande aposta com diversos eventos que têm lugar durante todo o ano e um pouco por todo o concelho, nomeadamente o Tour do Piteu, o MTV Sunset Party, o Splash Seixal, a Aldeia Natal do Seixal, o festival do Maio, entre muitos outros projectos.

Além de todos estes investimentos é de referir que a autarquia continua a reivindicar junto do Governo, por ser da sua competência, projectos de grande dimensão e extremamente necessários ao concelho.

Em primeiro lugar a construção do Hospital do Seixal, em que a autarquia já assegurou que realiza as acessibilidades e as infra-estruturas envolventes, bem como, a construção dos Centros de Saúde de Foros de Amora, Paio Pires, Pinhal de Frades e Cruz de Pau, e o alargamento da unidade de saúde de Fernão Ferro.

Também a construção da nova esquadra da PSP no Seixal e dos novos quartéis da GNR em Fernão Ferro e Paio Pires.

Urge também a construção de outras infra-estruturas como a Terceira Travessia do Tejo, o novo aeroporto de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete, a Estrada Regional 10 ligando Almada, Seixal, Barreiro e Moita, a ponte rodoviária e ferroviária Seixal-Barreiro, a alternativa à EN378, e ainda a execução da 2ª fase do Metro Sul do Tejo, até à estação de comboios do Fogueteiro.

O concelho do Seixal continua na linha da frente do desenvolvimento, com trabalho realizado no presente, de olhos postos no futuro.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -