30 Novembro 2021, Terça-feira
- PUB -
InícioOpiniãoSeixal aposta na fixação de novas empresas

Seixal aposta na fixação de novas empresas

O desenvolvimento económico é uma parte essencial do progresso de uma comunidade e do seu território. Integrado numa política de âmbito nacional, a autarquia do Seixal aposta na fixação de novas empresas, valorizando a matriz produtiva do concelho e promovendo a sustentabilidade entre a atividade económica e a vida das populações.

- PUB -

O Seixal tem muitos e bons espaços para acolher várias empresas. O projeto Lisbon South Bay veio evidenciar ainda mais a capacidade que o nosso concelho tem para acolher novos projectos empresariais, desde multinacionais a pequenas e médias empresas.

Somos permanentemente contactados por investidores nacionais e estrangeiros que pretendem fixar-se no nosso concelho, e mantemos uma boa relação com todos de maneira a conseguirmos dinamizar o que de melhor temos e ao mesmo tempo criar mais e melhores empregos para a nossa população.

Mantemos a promoção da instalação de novas empresas, a fixar nas 9 áreas de oportunidade previstas no PDM, com destaque para a zona a sul da A33, na Amora, com 110 hectares e para a área junto à Siderurgia Nacional com 67 hectares.

- PUB -

Temos também planeada a construção do Centro de Inovação Criativa do Seixal para apoiar o lançamento de novas empresas e cooperativas e também o Balcão de Apoio às empresas do concelho do Seixal.

A qualidade das nossas empresas é também um factor distintivo. No distrito de Setúbal foram certificadas 448 empresas com o PME Líder 2020. O Concelho do Seixal tem o maior número de empresas certificadas: 84, o que representa 18,8% do total, um acréscimo de 12, relativamente ao ano anterior.

Ao nível da distribuição sectorial, o Concelho do Seixal apresenta o Comércio (19%) com o maior número de empresas certificadas, seguindo-se a Construção (13%), o Alojamento, Restauração e Similares (10%) e os Transportes (4%).

- PUB -

A promoção do desenvolvimento turístico é outro pilar de desenvolvimento económico e social que ambicionamos, assente na qualificação da Baía do Seixal, com a náutica de recreio, a restauração e actividades de lazer.

Podemos aqui destacar os projectos de turismo que estão em curso/projectados, como é exemplo o Hotel Mundet, já está em construção, a Pousada da Juventude a instalar na Quinta da Trindade ou o Eco-Resort do Seixal na península da Ponta dos Corvos.

Na área do lazer e cultura também tem sido feita uma grande aposta com diversos eventos que têm lugar durante todo o ano e um pouco por todo o concelho, nomeadamente o Tour do Piteu, o MTV Sunset Party, o Splash Seixal, a Aldeia Natal do Seixal, o festival do Maio, entre muitos outros projectos.

Além de todos estes investimentos é de referir que a autarquia continua a reivindicar junto do Governo, por ser da sua competência, projectos de grande dimensão e extremamente necessários ao concelho.

Em primeiro lugar a construção do Hospital do Seixal, em que a autarquia já assegurou que realiza as acessibilidades e as infra-estruturas envolventes, bem como, a construção dos Centros de Saúde de Foros de Amora, Paio Pires, Pinhal de Frades e Cruz de Pau, e o alargamento da unidade de saúde de Fernão Ferro.

Também a construção da nova esquadra da PSP no Seixal e dos novos quartéis da GNR em Fernão Ferro e Paio Pires.

Urge também a construção de outras infra-estruturas como a Terceira Travessia do Tejo, o novo aeroporto de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete, a Estrada Regional 10 ligando Almada, Seixal, Barreiro e Moita, a ponte rodoviária e ferroviária Seixal-Barreiro, a alternativa à EN378, e ainda a execução da 2ª fase do Metro Sul do Tejo, até à estação de comboios do Fogueteiro.

O concelho do Seixal continua na linha da frente do desenvolvimento, com trabalho realizado no presente, de olhos postos no futuro.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -