26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoA acção de formação Coastwatch (Parte I)

A acção de formação Coastwatch (Parte I)

As acções de formação constituem para a classe docente, uma necessidade óbvia de aquisição, aprofundamento e consolidação de conhecimentos, bem como um imperativo formal de progressão na carreira.
Desta vez incidi a minha atenção no mar.
Portugal é uma nação com tradição oceânica, desde os Descobrimentos, possuindo com uma enorme Zona Económica Exclusiva e que deve ter uma política concertada, coerente e eficaz na gestão dos ecossistemas marinhos para a Economia, para a Saúde, qualidade de vida e bem-estar dos portugueses.
Todavia, o desenvolvimento costeiro, a sobrepesca, o aumento da poluição e as mudanças climáticas provocam um declínio dos ecossistemas marinhos, tornando-se fundamental compreender a importância dos oceanos.
Todos nós devemos ser encorajados a fazer escolhas de consumo sustentáveis, reduzir o consumo de plástico e a pegada de carbono, procurando alterar comportamentos e atitudes.
O Projeto Europeu Coastwatch, coordenado há trinta anos pelo Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA), uma prestigiada associação ambiental, que tem sido pioneira no estudo, compreensão e preservação do ambiente, é uma das formas como a sociedade civil pode contribuir eficazmente para esse propósito.
Daí que, o seminário Coastwatch 2021 “30 Anos a Olhar pelo Litoral” foi organizado pelo GEOTA, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e pelo MARE.
Eu escolhi a oficina intitulada “Plataformas Rochosas- Setúbal”, localizada na praia de Albarquel.
A Albarquel foi sempre uma estreita faixa de calhaus rolados. Nos anos 90, foi colocado um pontão adjacente ao Forte de Albarquel, tendo-se posteriormente procedido ao enchimento artificial da referida praia, recorrendo-se à areia que se encontra sempre com muita abundância na foz do rio Sado.
Se me permitem uma sugestão, devia seguir-se este bom exemplo e efectuar idêntico procedimento com a praia da Arrábida, cujo areal tem estado drástica e rapidamente a diminuir em largura.
Actualmente, a praia da Albarquel é constituída por duas zonas contíguas; uma zona de areia e a restante por rochas, esta última que se estende até à Comenda.
Foi nesse último local que incidimos a nossa pesquisa. Os formadores Susana França e João Paulo Medeiros foram ambos extremamente simpáticos, afáveis e muito rigorosos, quer sob o ponto de vista científico, quer pedagógico, transmitindo-nos o seu entusiamo por estas temáticas.
Estivemos a percorrer as três zonas abrangidas pelas movimentações das marés, as zonas supra, médio e infralitoral. A zona aquática do Estuário do Sado, em virtude de uma variação significativa de salinidade, alberga pouca diversidade de fauna, sendo o góbi (Gobios paganellus), o charroco (Halobatrachus didactylus), o linguado (Solea solea) e o robalo (Dicentrarchus labrax), as espécies predominantes. A zona de Troia constitui um importante local de maternidade de raias (Potamotrygon motoro).
Sempre que conseguíamos mover as rochas mais pequenas, encontrávamos ofiurídeos (Asterina gibbosa), uma espécie de estrela-do-mar, caranguejos (Brachyura), poliquetas (Polychaeta), pequenos peixes, góbis. Nas rochas estavam presos mexilhões (Mytilus edulis), cracas (Thoracica), lapas (Patella vulgata) e anémonas (Actiniaria). Na margem, detectámos pepinos do mar (Holothuroidea).
Continuamos na próxima semana.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -