2 Dezembro 2021, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoA Associação dos Antigos Alunos da Escola Industrial e Comercial de Setúbal...

A Associação dos Antigos Alunos da Escola Industrial e Comercial de Setúbal – Sebastião da Gama, antigamente Escola João Vaz

Foi um dia triste, o final da nossa Associação, com a Assembleia na actual escola, na sala Sebastião da Gama, de que eu ainda tinha sido aluno. Reunião com cerca de vinte alunos, presidida pelo cessante presidente Nelido Vagueiro.

- PUB -

Foi um momento desolador, o seu final e o presidente lamentou, pois não havia outra solução, não apareceu um sucessor para dar continuação à associação, enfim é a vida. Realizou-se o almoço da praxe, com tristeza e amargura, de todos os associados.

Recordo-me com muitas saudades, numa direcção anterior presidida pelo Kaiseler, que além dos belíssimos convívios anuais, ele ainda organizou algumas excursões e intercâmbios com outras associações: Grândola, Braga, Viana do Castelo, Covilhã, Beja, Santarém, Algarve e o maravilhoso passeio no rio Sado a Alcácer do Sal, com almoço típico e visita turística à cidade, com regresso de autocarro.

Um dos intercâmbios que recordo com satisfação foi o de Braga a Setúbal. Foi espectacular no largo da Fonte Nova com refeição de peixe assado e uma maravilhosa sessão de fados, durante o almoço, que tive o privilégio de participar e de muitos dos convívios da nossa associação com animação, organizado pelo nosso colega falecido Nicolau da Claudina, os celebres fados do colega Nelido, a poesia da veia poética de alguns dos colegas, no final o pé de dança e tudo isto são momentos felizes para recordar, mas infelizmente tudo isto são momentos felizes para recordar, mas infelizmente tudo isto se acabou, com muita magoa e tristeza.

- PUB -

Como da Associação dos Antigos Alunos da Escola Industrial e Comercial de Setúbal, também a Comissão dos Antigos Alunos da Escola Primária Conde de Ferreira, automaticamente está extinta, eu sou o impulsionador da comissão e o aluno Francisco Faria, eramos uns dez, restam poucos e eu com os meus 92 anos, quero ver ainda realizado o meu sonho, o museu da nossa escola em homenagem ao Conde de Ferreira que ele mandou edificar 120 escolas primárias e segundo consta a de Setúbal, foi a primeira a ser construída e a comissão já conseguiu dar o nome a uma rua ao Conde de Ferreira em Vanicelos.

E é mais uma história para a prosperidade, a extinção da Associação dos Antigos Alunos da Escola Industrial e Comercial de Setúbal, Sebastião da Gama e automaticamente da Conde Ferreira, que ficará a perpetuar no património cultural de Setúbal, com uma das mais belas baías do mundo. Viva Setúbal!

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -