26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoVemos, ouvimos e lemos. Dificilmente entendemos

Vemos, ouvimos e lemos. Dificilmente entendemos

Tive a oportunidade de participar no 7º encontro do Projecto de Investigação EsTejo – ‘O Estuário do Tejo e as suas áreas ribeirinhas: Estratégias para a sua sustentabilidade e desenvolvimento’ que decorreu no dia 15 de Outubro de 2021 no campus da Universidade Lusíada, em Lisboa, subordinado ao tema ‘O Estuário do Tejo: Frentes Ribeirinhas em Questão’.

- PUB -

Destacou-se um conjunto muito interessante de intervenções, nomeadamente, a especificidade territorial do Barreiro e da sua frente ribeirinha.

Este território, que foi objecto de diversos estudos e iniciativas públicas de debate e participação pelo PI EsTejo, e outras entidades, sendo uma área patrimonial sensível, encontra-se sujeito a diversas pressões, destacando-se a área da Qta. Braamcamp, cuja defesa motivou a criação de uma plataforma cívica – denominada Braamcamp é de todos – para tentar reintroduzir a ideia de utilização daquele espaço como um parque urbano, contrariamente à pretensão da administração local autárquica.

Esta plataforma apresentou uma Providência Cautelar em Tribunal, conseguindo a suspensão da venda para construção de habitação e a anulação do concurso que decorria então.

- PUB -

Neste momento existem trabalhos de construção em curso, relatados na imprensa nacional, com vista à modificação da caldeira do moinho de Maré Grande, em que o próprio moinho foi derrubado e as suas estruturas (quando o anunciado foi a “recuperação do Moinho Grande e caldeira”), para criar um espaço turístico anunciado como a ‘maior praia fluvial da Área Metropolitana de Lisboa’.

A descaracterização deste território, na sequência da intervenção anterior no Moinho de Maré Pequeno, com a construção de um edifício novo sobre as estruturas do antigo moinho, constitui um novo passo na perda do valor patrimonial e histórico que o qualificava.

Confirma-se a necessidade e, agora urgência, de se pensar este território como essa unidade integral, indissociável na sua gestão e ordenamento, dando o relevo devido a uma acção multidisciplinar completa, que possa dignificar o património das nossas comunidades, reabilitando-o adequadamente e tornando-o acessível a todos.

- PUB -

Membro da Plataforma Cívica Braamcamp é de Todos

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -